O que é o GDDR6 nas placas de vídeo? Como funciona?
É muito comum que, ao pesquisar placas de vídeo para comprar, nos deparemos com a expressão “GDDR6”. O termo pode assustar quem não conhece muito sobre o tema, mas apesar do nome complicado, é fácil entender o assunto. Confira abaixo o que significa, como funciona, a diferença entre GDDR6 e GDDR6X e mais.
- AMD Promete Mais Clareza Nas Nomenclaturas De Produtos
- NVIDIA Adicionará 17 Novos Jogos Ao GeForce NOW Durante A Semana
GDDR6 nada mais é do que o padrão de memória RAM encontrado nas placas de vídeo de última geração. As GPUs da NVIDIA, AMD e Intel utilizam este padrão em sua construção. A tecnologia está disponível desde 2018, trazendo um salto considerável em relação ao antecessor GDDR5 e é diferente das memórias DDR4 e DDR3 convencionais.
O que significa GDDR6?
O “G”, presente no termo GDDR6, indica que trata-se de uma memória de alta velocidade para placas gráficas. É utilizada em placas de vídeo para PC e também nos chips gráficos dos consoles mais atuais, caso do Playstation 5 e dos Xbox Series X|S.
Substituindo o padrão GDDR5 e GDDR5X, a nova geração possui melhor performance, maior largura de banda e maior eficiência térmica.
O padrão DDR, utilizado nas memórias RAM de todos os computadores, possui basicamente o mesmo intuito que o GDDR: armazenar informações necessárias durante o uso e descartá-las após o fim dele.
A diferença entre ambas está no que cada componente exige. Enquanto o processador é capaz de realizar operações mais genéricas, a placa de vídeo precisa lidar com toneladas de texturas, renderizações e atividades mais pesadas. Sendo assim, o padrão DDR, encontrado em CPUs, processa informações menores de uma maneira rápida, enquanto o GDDR precisa receber e devolver gigabytes de dados a cada segundo para suportar, por exemplo, os mapas da cidade de um jogo de mundo aberto.
Na prática, o padrão GDDR é um grande diferencial para o hardware, sendo de suma importância para que as placas de vídeo tenham uma boa performance em suas tarefas.
A evolução do padrão GDDR
Como dito anteriormente, a diferença entre as gerações GDDR é a melhor performance e eficiência energética da tecnologia mais atual. Isso acontece por uma questão física do hardware, uma vez que o GDDR6 possui módulos de memória mais densos, levando a uma capacidade maior de armazenar mais dados por área quadrada de chip.
Na prática, podemos notar isso na diferença de capacidade do GDDR5 para o GDDR6. O primeiro dos citados era visto em 512 MB, 1, 2, 4 ou 8 GB, já o novo só aparece em opções de 8 ou 16 GB.
Além disso, a nova geração também é mais veloz que sua antecessora. Os novos módulos trocam informações muito mais rapidamente, com velocidades que atingem de 14 a 16 Gb/s, enquanto as antigas oferecem velocidades de 8 Gb/s.
Para terminar as principais diferenças, as memórias GDDR6 funcionam melhor consumindo menos energia. Por mais que isso pareça estranho, as especificações oficiais do JEDEC, consórcio responsável pela implementação do padrão, afirmam que essas memórias precisam de tensões de 1,35 V, contra 1,5 V do GDDR5.
É difícil isolar e analisar somente o desempenho das memórias numa placa de vídeo. Entretanto, analisando GPUs diferentes com diferentes padrões de memória, fica evidente que os modelos com GDDR6 são os mais atuais e diferenciam-se na tecnologia e performance.
Leia também: Conheça as melhores placas de vídeo de 2023
Qual a diferença entre GDDR6 e GDDR6X?
Em 2022, a NVIDIA inovou e lançou a RTX 3050 Ti, GPU da família RTX 30 Ti lançada em 2020, com uma nova versão de memória: o GDDR6X, com uma promessa de maior velocidade para a troca de dados, melhorando a performance.
O GDDR6 e o GDDR6X atingem velocidades de até 14 Gbps e 19 Gbps, respectivamente, elevando a largura de banda para 448 GB/s e 608 GB/s e aumentando o consumo de energia de 200W para 225W.
No lançamento, a fabricante prometeu que a GPU teria um desempenho semelhante a RTX 3070. Os testes, no entanto, não mostram grandes diferenças. Ao comparar a GALAX RTX 3060 Ti G6X OC (com GDDR6X) com a ASUS TUF GeForce RTX 3060 Ti Gaming (com GDDR6), é possível enxergar nos gráficos que a diferença na taxa média de quadros por segundo é de apenas 1% a 2%.
A lista de jogos usados nos testes conta com títulos como Battlefield V, Marvel’s Spider-Man Remastered, Dying Light 2, Red Dead Redemption 2, Far Cry 6, Cyberpunk 2077, Watch Dogs: Legion, entre outros jogos, nas resoluções citadas acima e qualidade gráfica no máximo.
Todavia, os testes foram realizados com a ASUS TUF GeForce RTX 3060 Ti Gaming, modelo que possui overclock de fábrica, o que eleva sua frequência de 1.665 MHz para 1.755 MHz, aumento de 5,4%. Ao mesmo tempo que desequilibra a comparação, mostra o potencial de desempenho da memória mais veloz.
A RTX 3060 Ti com memórias GDDR6X conta com as mesmas especificações de sua versão base, com exceção das memórias mais rápidas, entregando 608 GB/s de largura de banda, contra os 448 GB/s do SKU base, além de um aumento de 25W no consumo, com TDP total de 225W.
GPUs com memória GDDR6
Hoje em dia, é mais fácil encontrar placas de vídeo com memória no padrão GDDR6 para comprar do que no padrão anterior. A lista é muito extensa, contando com todos os modelos da AMD e da NVIDIA lançados desde 2018. Além disso, as GPUs da Intel, nomeadas de Arc, também são construídas com GDDR6.
As famílias RTX 2000, RTX 3000 e RTX 4000 contam com o padrão mais atual, assim como a linha Quadro, também da NVIDIA. Por parte da AMD, toda a linha Radeon RX 6000 e Radeon RX 7000 possui o GDDR6 embarcado.
Adquira as melhores GPUs com a memória GDDR6 na Pichau! Acesse o site, confira as promoções e não perca tempo: compre já sua placa de vídeo e melhore a performance.