Nesta terça-feira (09), a Intel aproveitou a oportunidade e, durante o evento Intel Vision 2024, apresentou oficialmente os novos aceleradores de IA Gaudi 3. As novidades chegam com 4x mais desempenho computacional do que seus antecessores da geração Gaudi 2.
- Relatos De Usuários Apontam Para Instabilidade De Performance Em Jogos Com CPUs Intel Core Raptor Lake
- Intel Anuncia Nova Onda De Demissões Visando Aumentar Lucro
Além do aumento de performance, as GPUs lançamento oferecem também 1,5x e 2x mais larguras de banda de memória e de rede, respectivamente. Tais características tornam os produtos uma das poucas alternativas do mercado para infraestrutura de IA Generativa em escala.
“No cenário em constante evolução do mercado de IA, ainda persiste uma lacuna na atual oferta. O feedback da nossa base de clientes e o mercado mais amplo sinalizam um desejo por um leque maior de opções”, afirmou Justin Hotard, VP do segmento de Data Center a AI Group da Intel.
No mais, é importante saber também que os chips possuem 64 Núcleos de Processamento Tensor (TPCs) personalizados para IA e aliados à possibilidade de serem programados por 8 Motores de Multiplicação Matricial (MME), o que a torna capaz de lidar tranquilamente processamento computacional heterogêneo.
As Gaudi 3 contam também com 128 GB de memória HBMe2 com 3,7 TB de largura de banda, permitindo um processamento mais amplo de conjuntos de dados de IA Generativa com menos GPUs. Deste modo, os servidores operam com menor custo total de operação e até 50% mais desempenho e 40% mais eficiência energética.