Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Galax NVIDIA Geforce GTX 1660 SUPER EXOC White | Review

Preparada para e-Sports! mas com apelo aos grandes títulos AAA

0

Vídeo Review com mais detalhes!

Vai ano sai ano e os lançamentos de Hardware não param! e que bom, assim temos sempre muitas opções e avanços na tecnologia. Mas as vezes fica até difícil de acompanhar tantos lançamentos e uns que acabamos nem dando a devida atenção.

A NVIDIA Geforce GTX 1660 Super é um desses casos, uma Placa de Vídeo que apareceu quietinha, sem fazer muito alarde ou barulho MAS que consegue um espaço bem valido no segmento intermediário.

Com o lançamento das Placas de Vídeo com arquitetura NVIDIA Turing no mercado (Serie 16), acabamos migrando lentamente as famosas e muito vendidas GTX 1060 e GTX 1050 Ti por modelos mais eficientes e com promessas de mais performance.

Dentre os principais lançamentos tínhamos

GTX 1650 com 4GB de memória GDDR5 que entregaria até 70% mais performance que a GTX 1050 de 2GB um avanço bem grande sem duvidas.

GTX 1660 Ti e GTX 1660 que nas suas especificações compartilhavam de uma mesma GPU com principais diferenças na sua memória e velocidade que é 6GB GDDR6 para versão Ti e 6GB GDDR5 para GTX 1660 normal. Apesar de ter uma GPU muito parecida o seu desempenho é bem diferente tendo uma lacuna de 16 a 23% entre uma e outra.

Enxergando esse espaço a NVIDIA logo resolveu inserir NÃO 1 mais 2 placas de Vídeo novas nessa brincadeira a GTX 1650 Super que fica abaixo da GTX 1660 e a GTX 1660 Super que fica entre a GTX 1660 Ti e a GTX 1660.

Tá, mais o que mudou nessa brincadeira toda?

A GPU se mantém a mesma um TU116 mas a memória saiu dos 6GB GDDR5 da GTX 1660 para 6GB GDDR6 com isso a sua velocidade e largura de banda “também foram afetadas deixando ela uma Placa de Vídeo mais rápida.

Um detalhe interessante é que nessa manobra a NVIDIA acaba abandonando as memorias GDDR5 de praticamente todas as suas GPU’s

Agora que vocês já sabem como ela veio parar aqui, vamos falar da GTX 1660 Super em si!

O modelo que vamos testar foi enviado pela GALAX e aqui já deixamos nossos agradecimentos para o Ronaldo Buassali e equipe GALAX no Brasil. Dentre as diversas opções já disponíveis a que vamos testar é a GTX 1660 SUPER EXOC White que se assemelha muito aos modelos EX 1-Click Overclock mas puxando para temática de cor branca.

Nas suas especificações encontramos uma Placa de Vídeo com:

  • 6GB memória GDDR6
  • Sistema de refrigeração com 2 ventoinhas 80mm
  • Backplate na parte de trás
  • Sistema de LED RGB Configurável
  • Boost Clock na caso dos 1815 MHz com auxilio do Software Xtreme Tuner Plus passa dos 1830 MHz
  • Alimentação de 8 pinos
  • 2 headpipes de cobre com 6mm em contato direto na GPU
  • 2 Anos de Garantia no Brasil

Por sinal a garantia da Galax se deve um destaque, muito elogiada pelos usuários e comunidade sendo justa e muito eficiente! Caso você precise acionar o serviço de GARANTIA Galax basta acessar esse link

Um sistema bem completo e aparentemente eficiente, sem detalhes de acabamento defeituoso para mencionar ou falha aparente em algum ponto.

Qual fonte devo utilizar com ela? Recomendamos uma Fonte de 500W de boa qualidade com alimentação de 8 pinos para PCIe. Como exemplo Pichau NIDUS 500W

Qual Processador leva ela? Recomendamos um bom Processador Six-Core para entregar todo seu potencial visto que ela pode gerar altas demandas de FPS em Full HD. Tudo isso combinado com uma Clock acima dos 3.5GHz. Como exemplo Intel Core i5-9400F, AMD Ryzen 5 3500X e AMD Ryzen 5 2600.

Para memória RAM o de sempre! No mínimo 8GB com frequência 2666 MHz e caso o orçamento permita, pode adicionar 16GB que vai ser muito bem vindo.

Em nossos testes para evitar interferências de outros componentes vamos utilizar a seguinte configuração:

Como se trata de uma Placa de Vídeo de segmento intermediário vamos rodar os testes em Full HD 1920x1080p para descobrir qual a sua performance. Em nosso monitoramento utilizamos o MSI Afterburner junto com o Rivatuner para mostrar todas as informações na tela e a Captura das Gameplays é utilizando o Geforce Experience da NVIDIA que captura em alta qualidade com baixo impacto na performance.

CS:GO

Nesse primeiro exemplos conseguimos notar que ela consegue uma diferença de 5.3% a mais desempenho que a GTX 1660 que possui memória GDDR5. Em um Game com apelo competitivo gigantesco como CS:GO em seu modo Benchmark.

The Division 2 (DX12)

No The division 2 rodando em DX12 conseguimos ver um distanciamento maior, quase encostando na GTX 1660 Ti, nesse caso é interessante notar a diferença que a velocidade da memória pode fazer em alguns jogos! elevando NÃO somente as médias mais as quedas também.

Shadow of the Tomb Raider

Mais uma vez a diferença se torna muito perceptível, colocando ela quase que em isolado com a GTX 1660 Ti. Isso pode não ser tão legal para a GTX 1660 Ti que custa mais caro e pode ser tornar uma opção não tão interessante.

Rainbow Six Siege

Nesse ponto podemos notar que é oficial! a GTX 1660 Super realmente consegue muito mais desempenho do que a GTX 1660 como prometido pela NVIDIA.

Strange Brigade (DX12)

Um detalhe muito importante de se ressaltar é que ambos os modelos se mostram muito bem preparados para rodar os JOGOS em Full HD com alta qualidade acima dos 60~70 FPS.

Project CARS 2

Como se trata de um modelo customizado da Galax já podemos notar que a eficiência da refrigeração se mostra presente, com temperaturas se mantendo na casa dos 65 Graus e ruído quase que imperceptível a quem prestar a atenção.

Grand Theft Auto V

Um bom termômetro de desempenho para um PC GAMER sem dúvidas é o GTA V com seu vasto mundo aberto. Nesse jogos conseguimos também excelentes resultados rodando com média na casa dos 80 FPS e mínimas que não vão para baixo dos 57 FPS.

Fortnite

Fortnite é um GAME que não poderia faltar em nosso comparativo e aqui a GTX 1660 Super se mostrou capaz de empurrar o GAME acima dos 100 FPS.

Deus Ex: Mankind Divided

Apesar do seu clock Boost máximo ser 1830MHz com um sistema eficaz como esse de refrigeração o seu clock trabalha de maneira constante acima dos 1875 MHz

Assassin’s Creed Odyssey

No assassin’s Creedy podemos ver uma diferença não tão grande, mas ela existe e em alguns casos é uma diferença muito considerável.

Agora no final vamos tirar uma Média Geral de todos os FPS gerados, para termos uma base de desempenho para comparar.

Aqui conseguimos constatar um ganho de 11.6% no desempenho da GTX 1660 Super em cima da GTX 1660 e ficando apenas 4.4% atrás da GTX 1660 Ti, colocando a versão Ti em um check eminente dado pela Super. Sobrando como opção brigar pelo preço que no dia de hoje 13/01 está sendo vendida a 100,00 Reais a menos na Versão Super

Isso nos mostra que para a pessoa que pensava em pegar uma GTX 1660 Ti, hoje temos uma opção mais interessante! custando menos e entregando quase a mesma performance em Jogos e tomando uma distância da GTX 1660 que ainda é uma opção muito interessante, visto que entrega uma performance condizente com seu preço que chega a ser 180,00 Reais mais barata que a versão Super.

Vamos as considerações finais

Vale a pena pegar uma GTX 1660 Super hoje? SIM, vale e muito! Ela consegue cumprir muito bem o papel de Placa de Vídeo para Full HD, entregando alta qualidade com taxas sempre superiores a 75 FPS em Jogos. Além disso traz todo um pacote de experiências NVIDIA que podem facilitar e incrementar a sua jogatina.

Você recomenda o modelo da Galax? SIM, apesar de ser o único modelo dessa GPU que testei posso recomendar de olhos fechados, a performance a todo tempo foi boa e estável! tudo isso foi possível por um eficiente sistema de refrigeração que garante não só a performance prometida MAS um Plus com Clocks sempre elevados em fator do GPU Boost 3.0 presente nas Placas.

Um boa opção para e-Sports? SIM, Ela sem dúvida consegue levar com tranquilidade qualquer GAME de eSport com facilidade. Entregando uma experiência fluida e altas taxas de frames que ficam sempre acima dos 180 FPS nesses Games, sendo assim recomendamos para quem vai fazer uso de monitores 100Hz, 120Hz e 144Hz.

Se você procura uma GPU acessível com desempenho de sobra para Full HD! A GTX 1660 Super é o caminho, apesar da GTX 1660 conseguir fazer isso a sua versão Super consegue garantir que você terá essa experiência por mais tempo e sempre preparados para os próximos JOGOS…. cof, cof, Cyberpunk 2077

  • Desempenho dentro da proposta: 8.5
  • Acabamento Geral: 8.0
  • Sistema de Refrigeração: 9.0
  • Suporte e Garantia: 10.0
  • Preço de acordo: 9.0
  • Geral: 8.9

Espero que tenham gostado, caso queira saber mais detalhes acesse: https://www.youtube.com/pichauinfo

Review por: Junior Pichau / @luizctjr

  • As métricas de avaliação são um teste! se funcionar vamos adotar esse padrão de score.
4 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x