Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Gabinete Full Tower: o que é e como escolher o seu

0

Introdução

Um dos pontos importantes na hora de montar o seu setup é a seleção de um gabinete, pois ele será o responsável por proteger e ventilar todas as peças do seu computador, como placa-mãe, placa de vídeo e outros componentes. Então é importante distinguir a diferença entre os modelos Full Tower e Mid Tower, entender o que cada um oferece e qual é a melhor escolha.

O que é um Gabinete Full Tower

– Quais são as características de um gabinete Full Tower?

Um gabinete Full Tower é chamado assim justamente porque é maior que o Mid Tower, que consequentemente é maior que um Mini Tower. Os Full Tower possuem um espaço superior, costumam ter melhor ventilação, suporte para radiadores maiores de water cooler e até fontes maiores, que são exigidas em computadores mais potentes. Outro detalhe interessante é que os Full Tower podem ter um sistema de resfriamento customizado, visto que o espaço permite colocar tubulações rígidas de water cooler – como a do Thermaltake Pacific Riptide 360.

water cooler com tubulação
Exemplo de water cooler com tubulação – Imagem: Reprodução/Thermaltake

– Qual o tamanho de um gabinete Full Tower?

Um gabinete Full Tower possui a altura variando entre 48 cm e 75 cm, de acordo com o objetivo de cada fabricante. Em largura, costumam ter de 25 cm a 35 cm, com uma média de 30 cm de largura. Já a profundidade nunca é inferior a 40 cm, pois precisa de espaço para as GPUs recentes que são grandes.

Mid Tower x Full Tower: Quais as diferenças desses gabinetes?

– Mid Tower

Os gabinetes Mid Tower costumam ser um pouco menores que um Full Tower, mas ainda disponibilizam ótimo espaço para montagem de um setup. A principal diferença de um Mid Tower é o suporte para placas-mãe, pois são poucas que suportam uma E-ATX, a disponibilidade para radiadores de water cooler é menor, com até 240 mm, e o espaço para cable management é menor – com algumas exceções em gabinetes topo de linha.

gabinete mid tower pichau
Exemplo de gabinete Mid Tower Pichau HX710L, que tem menos de 40 cm de altura – Imagem: Reprodução/Pichau

– Full Tower

Os Full Tower são bem maiores, suportam ventoinhas maiores, possuem mais saídas de USB e áudio, além de melhor espaço para um sistema de refrigeração customizado, com tubulações, e organização de cabos. Esse tipo de gabinete também suporta placas até E-ATX, podendo usar menores, além de ter espaço suficiente para usar uma fonte de alimentação de maior potência, que costumam ser mais largas – por exemplo a Asus ROG THOR 1200W.

Vale a pena comprar um gabinete Full Tower?

Depende muito do que você procura, se você tem espaço para ter um gabinete maior que Mid Tower/Mini Tower, se importa com refrigeração e pretende fazer upgrades futuros, um gabinete Full Tower de qualidade pode ser usado por muito tempo e trará todos esses benefícios. 

– Quais são as vantagens desse gabinete?

A refrigeração de um Full Tower pode funcionar muito melhor que um Mid Tower, pois o ar quente circula melhor no espaço antes da exaustão e isso pode impactar bastante nas temperaturas, evitando focos de calor na GPU, processador ou SSD M.2.

As placas E-ATX que cabem nesse tipo de gabinete também são mais potentes, com mais suporte para entradas, melhor configuração e usam dissipadores que podem se aproveitar bem do fluxo de ar mais eficiente.

Tudo isso sem contar que são bonitos e robustos, perfeito para fãs de customização que gostam de colocar bonecos, action figures e painéis de LED no setup.

gabinete lian li O11
Lian Li O11 Dynamic XL – Imagem: Reprodução/Lian L

 

5 Gabinetes Full Tower para escolher em 2023!

1- Gabinete Gamer Aigo Darkflash DS5000 Mesh

O Aigo Darkflash DS5000 Mesh é um gabinete Full Tower no modelo aquário e é um ótimo exemplo da categoria quando se fala em refrigeração, pois possui suporte para até 13 ventoinhas, sendo 13 x 120 mm ou 2 x 120 mm + 8 x 140 mm.

Por ser no formato aquário, tem ótimo espaçamento horizontal, vertical e de profundidade (538 x 245 x 415 mm) para suportar as placas-mãe no tamanho E-ATX, ATX, M-ATX ou ITX. Além disso, as telas mesh ajudam ainda mais na ventilação dos componentes, transformando esse CPU em uma ótima opção para setup focado em refrigeração.

gabinete gamer aigo
Imagem: Reprodução/Aigo

 

2- Gabinete Gamer MSI MPG Velox 100R

Destacando a variedade de portas de saída, o MSI MPG Velox 100R oferece 2x USB 3.2 Gen 1 Type-A (de até 5Gbps), 1x USB 3.2 Gen 2×2 Type C (até 20 Gbps), 2x portas de áudio (microfone e fone) e controlador de LED para as 4 fans ARGB.

O tamanho do gabinete é de 474 x 231 x 490 mm, oferecendo um amplo espaço para organização e suporte para um radiador de 360 mm na parte superior ou frontal. Tudo isso em um gabinete 474 x 231 x 490 mm, que pode ser considerado pequeno se comparado aos outros modelos Full Tower.

gabinete gamer msi
Imagem: Reprodução/MSI

3- Gabinete Gamer Cooler Master HAF 700

O HAF 700 é um dos modelos Full Tower da Cooler Master, com duas ventoinhas de 200 mm na parte frontal inclusas e mais diversos slots para aumentar a ventilação com mais fans, com suporte para mais ventoinhas de 200 mm na parte superior.

Esse modelo mistura o modelo tradicional de gabinetes com aquário, além de ter 5x portas USB (sendo 1x USB-C), diversas baias internas para anexar SSDs SATA 3 e protetores de cabo para não deixar a fiação toda exposta.

gabinete gamer cooler master
Imagem: Reprodução/Cooler Master

4- Gabinete Gamer Cougar Panzer Evo

O Cougar Panzer EVO RGB é um gabinete no modelo tradicional e se diferencia por trazer uma visualização bem ampla da parte interna (lateral e superior), que é muito bonita com separadores e protetores. Essa opção é perfeita para quem deixa o setup em cima da mesa com vários RGBs para mostrar.

Junto com as portas USB, um painel bem completo para controle de luzes e de ventoinhas estão disponíveis na parte frontal do gabinete. Além disso, a parte superior conta com dois suportes para levar o setup para qualquer lugar – além de evitar sujeira nos vidros com marcas de mão.

gabinete gamer cougar
Imagem: Reprodução/Cougar

5- Gabinete Gamer Alseye AI Pro

O Alseye Ai Pro é um gabinete Full Tower mais simples se comparado aos mencionados anteriormente – e mais em conta também. Com um visual branco e uma faixa frontal de RGB, o gabinete tem um destaque nas luzes junto com as variações oferecidas pelo controlador na parte superior.

Em dimensão, o Alseye Ai Pro tem 485 x 225 x 465 mm e é um Full Tower considerado pequeno, com menos de 50 cm de altura. Mesmo assim sendo menor, o gabinete é um belo exemplo da categoria e suporta radiadores de até 360 mm na parte superior e frontal, além de placas de vídeo de até 360 mm, como a GeForce RTX 4090.

gabinete gamer alseye
Imagem: Reprodução/Alseye

 

Finalizando o tema, é importante entender suas necessidades sempre que montar um computador, pois a variedade nos componentes fazem muita diferença no preço. Então primeiro você precisa entender e separar a quantia que deseja gastar, ver as peças que se encaixam no seu orçamento e só depois fazer a combinação.

O gabinete é a peça que abraça todos os outros componentes, então é importante medir a placa de vídeo, tamanho da placa-mãe, espessura do air cooler ou tamanho do radiador do water cooler, tamanho da fonte, espaço disponível no seu escritório/quarto e as portas suportadas, pois não adianta pegar uma placa-mãe com saídas USB-C e o painel frontal do gabinete não ter nenhuma.

Com esses dados em mãos, você pode escolher um Full Tower que se encaixe, ainda mais pela possibilidade que esse tipo de gabinete oferece em espaço, organização, acabamento e upgrades futuros. Confira as mais variadas opções, incluindo Full, Mid e Mini Tower, na seção de gabinetes na Pichau.

 

Confira outros gabinetes e mais itens para seu setup da marca Thermaltake na Pichau.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x