Nos últimos tempos, as fabricantes de memórias estão despendendo forças para que o lançamento de módulos no padrão DDR5 ocorra o mais breve possível. Com essa nova geração, haverá um grande ganho de performance, uma vez que as frequências serão ainda maiores e aliadas a um menor consumo de energia.
Por isso, a chinesa Netac Technology já está de olho no mercado, e alguns boatos indicam que a empresa já estaria iniciando a produção de seus módulos DDR5, que supostamente chegariam à frequência assustadora de 10.000MHz. A informação é do site chinês IT Home.
Por mais que a fabricante seja conhecida principalmente pela produção de componentes de armazenamento, como SSDs, ela já está no mercado das memórias RAM desde 2018. Para o lançamento da novidade, a Netac estaria utilizando o chip IFA45 Z9ZSB, produzido pela Micron. De acordo com a TeamGroup, as memórias DDR5 conseguem atingir até 2.6V, o que permite frequências absurdas, como a de 10.000MHz prometida pela Netac Technology.
Todavia, apesar da produção acelerada, a chegada de memórias RAM no padrão DDR5 ao mercado só deve ocorrer no final deste ano. Por um outro lado, a nova tecnologia deve estar disponível logo menos em plataformas Intel e AMD. Na primeira das citadas, o suporte deve aparecer junto do lançamento do socket AM5, enquanto na Intel o DDR5 deve surgir com o a geração Alder Lake.
Via: Tom’s Hardware, Adrenaline.
Confira também: RTX 3060 pode ser lançada com novo chip para limitar mineração