Durante um evento realizado no último fim de semana, a Secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, afirmou que o país não permitirá que uma versão alternativa da GPU RTX 4090, modelo topo de vídeo da NVIDIA, seja lançada na China para contornar as sanções impostas ao país asiático.
- Jensen Huang, CEO Da NVIDIA, Afirma Que EUA Podem Levar Até Até 20 Anos Para Atingir Autossuficiência Em Chips
- Vendas Da Radeon RX 7900 XT/XTX Disparam Na China E Esgotam Estoque
Por mais que a RTX 4090 D seja somente um rumor, a possibilidade de uma versão adaptada é mais do que o suficiente para deixar os Estados Unidos em alerta. A placa de vídeo foi banida na China no final de novembro, pois é considerada tecnologia de ponta pelos norte americanos.
“Se você refaz um chip acerca de uma linha particular que o permita fazer IA, eu vou controlá-lo no dia seguinte”, afirmou Gina num fórum.
“Nós não podemos deixar a China conseguir esses chips. Ponto final. Nós vamos negá-los nossa maior tecnologia de ponta”, afirmou. “Eu sei que tem CEOs de empresas de chips nessa plateia, que ficaram irritados comigo quando fiz aquilo, porque vocês estão perdendo receita. A vida é assim. Proteger nossa segurança nacional importa mais do que receita de curto prazo”, completou a Secretária de Comércio.