Ícone do site Pichau Arena

Quais são as diferenças entre jogar no celular e no PC?

Imagem: Divulgação/Garena

Quando o assunto é jogar, muitas coisas devem ser consideradas na hora que bater aquela gameplay de horas a fio. Mas você já parou para pensar quais são as reais diferenças entre jogar no smartphone e no PC?

 

Intel cria projeto de Arc A750 para desktop com peças de LEGO; veja imagens

 

A redação da Pichau Arena separou alguns prós e contras de qual tipo de plataforma pode te atender melhor no seu dia a dia de jogatina em uma lista simples de seis itens. Confira:

1. Controle

Imagem: Reprodução/Riot Games

Pode até parecer certa besteira, mas existe uma enorme diferença entre jogar no teclado e no mouse para o touch e também para o clássico joystick. Para quem está muito acostumado a jogar no computador, por exemplo, a tela do celular pode parecer pequena e sem a quantidade de funcionalidades que são possíveis em um desktop ou até mesmo notebook gamer.

A verdade é que o controle é algo muito pessoal e que vai de acordo com o costume de cada jogador. Algumas pessoas simplesmente sentem muita dificildade jogando no celular por causa de ser uma tela em que tudo pode ser clicável, enquanto outras pessoas acham que é mais tranquilo e utilizam as configurações ao seu favor, exatamente como é feito com teclados e mouses. O ideal é que você teste controles até ver qual é o melhor para o seu tipo de jogatina e estilo de jogo.

2. Desempenho do celular

Não há como negar que o desempenho nos smartphones é bem diferente dos desktops, até porque, os próprios notebooks funcionam de uma forma diferente também, visto que existem produtos de hardware voltados para setup e outros para compactos.

Atualmente já temos tecnologia avançada o suficiente para que aparelhos tenham um desempenho parecido ou até igual ao de computadores de alto desempenho, mas o problema é que usualmente os valores dos smartphones acabam sendo muito altos para realizar um investimento. A solução é você procurar quais modelos atendem melhor os games que você costuma jogar.

 

3. Qual seu jogo preferido?

Imagem: Reprodução/Garena Free Fire

O tipo de game que você joga também interfere totalmente na diferença entre jogar no PC e no celular. Por exemplo, o Genshin Impact é um game que você pode jogar tanto no celular quanto no PC, porém, na hora de fazer as suas missões in-game, a sua jogabilidade é praticamente outra.

Então, é sempre muito importante considerar quais são os seus jogos preferidos e entender se eles funcionam de um jeito que te atende no PC ou no smartphone. Lembre-se que isso pode ser uma questão tanto de gosto, quanto de adaptação. Uma visual novel no celular, por exemplo, pode ser um pouco menos cansativo do que no PC.

 

4. Bateria & aquecimento

Vale lembrar que no smartphone a sua bateria vai acabar em algum momento. Em algumas situações, você até pode ter um aparelho que carregue muito rápido ou que tenha uma bateria que dura longas horas com o celular atuando em alto desempenho, mas em algum momento, você vai precisar deixar o celular de lado para carregar e não ter que lidar com o aquecimento enquanto joga, que pode afetar diretamente o seu desempenho dentro do jogo.

No PC, por mais que você jogue em um notebook, é possível deixar tudo ligado direto na tomada sem se preocupar em precisar carregar em algum momento e consequentemente pausar a sua jogatina para esperar. O lado positivo de deixar o smartphone carregando, é que você pode fazer uma pausa e fazer coisas que são importantes no dia a dia, tais como se alimentar e beber água enquanto o aparelho não está pronto para ser jogado.

 

5. Áudio do jogo

Imagem: Reprodução/Pichau Gaming

 

Em alguns casos, a diferença de áudio entre jogar no mobile e no PC chega a ser absurda. Existem headsets que precisam de softwares para controlar algumas configurações, tais como ligar ou desligar o efeito 7.1 de surround, por exemplo.

Pensando nesta tecnologia, é um pouco complicado imaginar um jogo de tiro sem um áudio tão detalhado, refletindo diretamente no gameplay. Para quem não se importa muito com o som do jogo, não chega a ser um problema, mas para aqueles que não abrem mão de um bom sistema de áudio in-game, pode ser algo que impacte na jogabilidade.

 

6. Comunicação

Caso você seja o tipo de player que gosta de jogar em time, com ou sem amigos, a comunicação pode impactar muito quando se joga no celular e o motivo é claro: digitar no mobile durante uma partida pode levar muito tempo, dando muito trabalho ao ponto de não valer a pena digitar.

Alguns games contam com sistema de voz e sinalização na tela, auxiliando na hora de falar com seus companheiros de equipe, porém, vai muito do jeito que você prefere para trocar uma ideia ou mesmo falar sobre o que está acontecendo no jogo, ou seja, vai de acordo com a preferência de cada jogador.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile