Segundo uma publicação do WCCFTech do último domingo (10), os processadores Intel Lunar Lake, que devem chegar em 2025, trarão um salto de desempenho aliado a uma boa economia de energia. Conforme o que foi divulgado, com 17w a novidade traz uma performance 50% melhor do que as CPUs Meteor Lake operando a 15w.
- Intel Apresentará Produtos De Nova Geração Na Computex 2024
- Intel Lidera Mercado De CPUs Para Público Geral, Enquanto AMD Se Destaca Em Workstations
A informação inicial é do insider “Bionic_Squash“, que aproveitou para dizer que são especificações PL1 para a configuração de uma fan baseada nos processadores da nova geração. Vale ressaltar que a versão de 17W foi mostrada para a comparação, uma vez que a Intel estendeu o cTDP para 30W por demanda de seus parceiros comerciais.
MTL-U (15w)-> LNL(17w)
Almost 1.5x MT perf increase (CB23, GB 5.4.5)— Bionic_Squash (@SquashBionic) March 10, 2024
O processador Meteor Lake-U (15W) possui 2 núcleos de performance, 8 de eficiência e 2 núcleos LP-E, somando um total de 12 núcleos e 14 threads. Enquanto isso, o Lunar Lake (17W) contará com 4 núcleos de performance e 4 de eficiência, totalizando 8 núcleos e 8 threads. O lançamento também não possuirá suporte ao hyper-threading.
Ainda que sejam quase 50% menos threads, o Intel Lunar Lake obteve um desempenho 50% melhor que a CPU Meteor Lake, o que indica um avanço que deve ser observado.
Por fim, é importante ressaltar que o foco das novidades serão notebooks finos e leves, possuindo um foco em um maior desempenho por watt e NPU mais veloz.