De acordo com informações publicadas pelo Tom’s Hardware nesta quarta-feira (22), um documento vazado da Dell mostra que a fabricante pediu aos seus clientes que não comercializassem com a China e outros 22 países as GPUs da série Radeon RX 7900 e GPUs Instinct.
- NAVE, Marca Gamer Brasileira, Lança Notebooks Topo De Linha Com Processadores Intel E GPUs NVIDIA
- Patch Do Linux Vaza GPUs AMD Construídas Em RDNA 4
O documento cita as placas de vídeo mais fortes da AMD para jogos: Radeon RX 7900 XTX, RX 7900 XT. Além disso, também trata da Radeon Pro W7900, Instinct MI210, MI250 e MI250X. Por fim, também restringe a série MI300, com modelos voltados para uso com IA em datacenters.
“O governo dos Estados Unidos recentemente anunciou novas regulamentações no controle de exportação que proíbem a venda de chips avançados de computação para qualquer cliente que tem base em/ou a empresa matriz tem base e um dos 23 locais. Como uma empresa baseada nos EUA, a Dell deve concordar com essas leis e regulamentações”, diz o documento da Dell.
Como se não fosse suficiente, o arquivo ainda cita GPUs da NVIDIA. Entre os modelos citados estão: GeForce RTX 4090, RTX 6000 ADA e outras. Ao todo, 23 países são afetados, sendo eles:
- Afeganistão
- Bielorrússia
- Cambodja
- China/Hong Kong
- Cuba
- Eritrea
- Haiti
- Irã
- Iraque
- Coreia do Norte
- Líbano
- Líbia
- Macau
- Myanmar
- República Democrática do Congo
- República Centro-Africana
- Rússia
- Somália
- Sudão
- Sudão do Sul
- Síria
- Venezuela
- Zimbábue