Dell restringe envio de GPUs AMD à China e outros 22 países
Documento vazado da empresa mostra restrição em relação ao envio de GPUs topo de linha da AMD, além de modelos da NVIDIA
De acordo com informações publicadas pelo Tom’s Hardware nesta quarta-feira (22), um documento vazado da Dell mostra que a fabricante pediu aos seus clientes que não comercializassem com a China e outros 22 países as GPUs da série Radeon RX 7900 e GPUs Instinct.
- NAVE, Marca Gamer Brasileira, Lança Notebooks Topo De Linha Com Processadores Intel E GPUs NVIDIA
- Patch Do Linux Vaza GPUs AMD Construídas Em RDNA 4
O documento cita as placas de vídeo mais fortes da AMD para jogos: Radeon RX 7900 XTX, RX 7900 XT. Além disso, também trata da Radeon Pro W7900, Instinct MI210, MI250 e MI250X. Por fim, também restringe a série MI300, com modelos voltados para uso com IA em datacenters.
“O governo dos Estados Unidos recentemente anunciou novas regulamentações no controle de exportação que proíbem a venda de chips avançados de computação para qualquer cliente que tem base em/ou a empresa matriz tem base e um dos 23 locais. Como uma empresa baseada nos EUA, a Dell deve concordar com essas leis e regulamentações”, diz o documento da Dell.
Como se não fosse suficiente, o arquivo ainda cita GPUs da NVIDIA. Entre os modelos citados estão: GeForce RTX 4090, RTX 6000 ADA e outras. Ao todo, 23 países são afetados, sendo eles:
- Afeganistão
- Bielorrússia
- Cambodja
- China/Hong Kong
- Cuba
- Eritrea
- Haiti
- Irã
- Iraque
- Coreia do Norte
- Líbano
- Líbia
- Macau
- Myanmar
- República Democrática do Congo
- República Centro-Africana
- Rússia
- Somália
- Sudão
- Sudão do Sul
- Síria
- Venezuela
- Zimbábue