Ícone do site Pichau Arena

Intel Core i9-13900K alcança 8 GHz em teste de overclock

Imagem: Reprodução/Expreview

Nesta quinta-feira (8), o portal de notícias WCCFTECH divulgou imagens comprovando que o novo processador Intel Core i9-13900K da linha Raptor Lake alcançou incríveis 8 GHz utilizando o recurso LN2 e uma placa mãe com o chipset Z790. A CPU promete ser uma das mais fortes a serem lançadas pela Intel.

 

Vaza Imagem Da NVIDIA GeForce RTX 4090 Ti
Intel Mostra O Desempenho Da Tecnologia XeSS Na Arc A770

 

O Intel Core i9-13900K conta com 24 núcleos e 32 threads com uma configuração de oito P-Core e 16 E-Core — núcleos de performance e núcleos base, respectivamente —, com um clock base de 3.0 GHz, um boost de single core de 5.8 GHz (possível com 1 ou 2 núcleos), e um boost em todos os núcleos de 5.5 GHz (nos oito núcleos P-Core).

A CPU também tem um cache combinado (L2+L3) de 68 MB e consumo de 125W em idle, podendo chegar nativamente a 253 W. Ativando o recurso “Extreme Performance Mode” é possível que o processador consuma até 350 W, aumentando ainda mais seu desempenho. Veja a captura divulgada pelo WCCFTECH:

 

imagem Reprodução/WCCFTECH

 

Os testes de overclock do i9–13900K foram realizados em uma placa mãe ainda não lançada com o chipset Z790. O site afirma que não pode divulgar o modelo ou fabricante da placa utilizada para alcançar o feito, mas informa que será um produto considerado high end (de última geração, geralmente os mais poderosos da categoria).

O overclocker que testou o novo processador afirmou que alcançou os 8 GHz facilmente utilizando o recurso de refrigeração LN2 e a voltagem de 1.792V. Atualmente o recorde de maior frequência em overclock de CPUs está com o FX–8370, da concorrente AMD, mas isso pode estar para mudar com a nova linha Raptor Lake da Intel.

 

Imagem: Reprodução/HWBOT

 

Havia mais de uma década desde que um processador da Intel conseguiu alcançar a marca de 8 GHz, os últimos processadores da empresa a chegar a tal frequência faziam parte das linhas Intel Celeron D e Pentium 4, durante os anos 2000. Mas o cenário parece ter mudado com a nova linha de CPUs que deve ser lançada em outubro deste ano.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile