Nesta semana, a Corsair divulgou em seu site oficial algumas novidades gerais sobre os módulos de memória RAM no recente padrão DDR5. A empresa fez questão de citar as vantagens da nova geração e mostrou um pouco mais de seus novos modelos, que devem chegar ainda neste ano com um potencial para atingir uma frequência de até assustadores 6.400 MHz.
Por meio de gráficos e tabelas, a Corsair demonstrou os novos padrões estabelecidos pelo JEDEC, órgão responsável pela padronização de semicondutores. As representações tornam possível observar, por exemplo, as melhorias na eficiência energética dos módulos. Vale citar que, com o DDR5, um único pente pode chegar a ter 128 GB de capacidade.
Na prática, as memórias DDR5 serão capazes de operar em 1,1V, enquanto a geração passada precisava de, no mínimo,1,2V para exercer a mesma função. De acordo com o JEDEC, a velocidade de 6.400 MHz é a mais veloz dos módulos, mas possibilidades de overclock estão sendo desconsideradas. Sendo assim, haverão módulos com frequências ainda maiores.
“Com o DDR5, módulos individuais são divididos em dois canais por design, permitindo caminhos menores que contribuem para menos latência e velocidades maiores quando falamos da comunicação com ICs individuais de memória um módulo de memória. Isso também permite o que chamamos de espelhamento de comando, já que o sinal da CPU tem que viajar por um caminho menor no geral para acessar bancos específicos de memória, enquanto na DDR4 o sinal do comando tem que passar por todos os bancos da memória numa cadeia mais longa“, publicou a Corsair.
Confira também: AMD E GlobalFoundries Encerram Acordo De Exclusividade