Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Coreia do Sul lança medidas para fortalecer a indústria de chips e enfrentar tarifas de Trump

Subsídios e maior flexibilidade trabalhista estão entre medidas

0

De acordo com uma publicação do Reuters desta terça-feira (12), o Partido do Poder Popular da Coreia do Sul introduziu um projeto de lei para fornecer subsídios e isenções de limite de horas de trabalho para fabricantes de chips, como Samsung, LG e SK Hynix. A medida é uma resposta preventiva às possíveis tarifas e restrições comerciais planejadas por Donald Trump, eleito na última semana Presidente dos Estados Unidos.

O setor de semicondutores é essencial para a economia sul-coreana, que depende fortemente do comércio externo, representando cerca de 16% das exportações totais em 2023. O projeto visa proteger as empresas sul-coreanas contra o impacto de um cenário internacional cada vez mais competitivo, principalmente diante das pressões políticas e comerciais envolvendo a China e os EUA.

Riscos de tarifas e concorrência internacional

Samsung
Imagem: Reprodução/Samsung

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, alertou recentemente que as tarifas de Trump sobre importações chinesas poderiam levar empresas chinesas a reduzir preços e, assim, prejudicar a competitividade das exportações sul-coreanas. As tensões cresceram após Trump ameaçar suspender subsídios federais para empresas estrangeiras, incluindo gigantes sul-coreanas como Samsung e SK Hynix, em favor de uma política tarifária protecionista​.

No mais, o vencedor das eleições também afirmou que taxaria a China em 60%, enquanto os países aliados, o que é o caso da Coreia do Sul, sofreriam com sanções de até 20%.

O projeto de lei sul-coreano, além de subsídios, prevê a flexibilização das leis trabalhistas, permitindo que funcionários de pesquisa e desenvolvimento (P&D) trabalhem além das atuais 52 horas semanais permitidas por lei. Entretanto, essa disposição enfrenta resistência do sindicato dos trabalhadores da Samsung, que critica a empresa por usar a legislação como desculpa para suas dificuldades recentes no mercado de chips de inteligência artificial​.

Concorrência acirrada e desafios locais

Apesar da importância da medida, o projeto enfrenta dificuldades para aprovação, dada a oposição do partido liberal majoritário no Parlamento. Segundo o analista Greg Noh, da Hyundai Motor Securities, a oposição pode atrasar ou impedir a implementação dessas mudanças cruciais para que a Coreia do Sul permaneça competitiva diante de rivais como Taiwan e China, que também vêm oferecendo grandes subsídios aos seus fabricantes de chips.

Por fim, em meio a essa batalha legislativa, empresas como a Samsung tentam recuperar sua posição no mercado, especialmente após perdas financeiras em comparação com rivais como a TSMC de Taiwan e a SK Hynix, impulsionadas pela demanda de chips para IA.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x