Na última segunda-feira (02), a NVIDIA anunciou durante a Computex 2024, evento que ocorre em Taipei, capital de Taiwan, até 07 de junho, a NIM, nova plataforma da empresa que oferece mais de 40 microsserviços de inferência focados em inteligência artificial.
A novidade fornece modelos, e chega com a promessa de reduzir o tempo de implantação de serviços de IA “de semanas para minutos“.
- NVIDIA E MediaTek Revelarão Processador Com IA Durante A Computex 2024
- Rumores Apontam Para NVIDIA GeForce RTX 5090 FE Com Edição Dual-Slot E Dual-Fan
No mais, corporação revela também que a tecnologia chega para o mercado empresarial, e os membros do Programa de Desenvolvedores da NVIDIA terão acesso gratuito ao serviço. A intenção é aumentar a produtividade dos desenvolvedores através do fornecimento simples e padronizado de IA generativa.
O NIM pode ser utilizado, por exemplo, em data centers, workstations e na facilitação da criação de produtos como chatbots.
Além de reduzir o tempo de implantação, o recurso também facilita o investimento em infraestrutura. Segundo a NVIDIA, mais de 200 empresas já estão usando a novidade, caso por exemplo de Cadence, Cloudera, Microsoft, Google e Meta.
“Todas as empresas estão buscando adicionar IA generativa às suas operações, mas nem todas as empresas têm uma equipe dedicada de pesquisadores de IA“, afirma Jensen Huang.
“Integrado a plataformas em todos os lugares, acessível a desenvolvedores em todos os lugares e em execução em todos os lugares – o NVIDIA NIM está ajudando o setor de tecnologia a colocar a IA generativa ao alcance de todas as organizações”, completa o CEO da corporação.
Os exemplos de aplicação da tecnologia envolvem a execução de aplicativos de geração de texto, imagens e vídeo, fala e humanos digitais. A NVIDIA confirma também o acesso do NIM à modelos de código aberto como Gemma, Meta Llama 3, Microsoft Phi-3, Mistral Large, Mixtral 8x22B e Snowflake Arctic.