Ícone do site Pichau Arena

Computex: processadores Intel Lunar Lake combinarão CPU, iGPU e NPU para entregar 120 TOPs

Intel

Imagem: Reprodução/Intel

Na última segunda-feira (03), a Intel revelou durante a Computex 2024, evento que ocorre em Taipei, capital de Taiwan, até 07 de junho, sua nova arquitetura de processadores Lunar Lake. As novidades prometem fazer um bom uso de inteligência artificial para tornar os notebooks mais poderosos e com melhor gerenciamento de bateria.

A corporação busca ser a número um do pódio quando o assunto é desempenho em IA em laptops, e para isso seus lançamentos combinarão núcleos de CPU, iGPU e NPU, sendo capaz de atingir até 120 TOPs. Vale destacar que a NPU promete entregar, individualmente, picos de 48 TOPs.

Em relação aos concorrentes, a NPU da Intel fica abaixo somente da segunda geração XDNA da AMD. Todavia, é importante aguardar o lançamento da série para ter a certeza de seu desempenho, haja vista que até o momento a corporação comandada pela Dra. Lisa Su divulgou somente seus próprios benchmarks.

A unidade do time azul, até o momento, supera a performance das utilizadas nos processadores Qualcomm Snapdragon X Elite e Apple M4.

Imagem: Reprodução/Intel

No entanto, como dito anteriormente, a potência total dos Lunar Lake foi revelada e é de 120 TOPs. Para atingir este número, além da NPU, a Intel combina 5 TOPs dos novos núcleos Skymont e Lion Cove, a iGPU Xe2 Battlemage, que é a responsável pela maior parte do desempenho em IA.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile