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Computação Quântica pode potencializar o desempenho do Ray Tracing, segundo estudo

A tecnologia pode significar um ganho de desempenho de até 190%

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Um grupo de pesquisadores de Estados Unidos, Portugal e Reino Unido publicou uma pesquisa onde utilizaram computação quântica para melhorar o desempenho do processo de ray tracing. O resultado foi uma redução no número de cálculos necessários para a execução dos algoritmos de rastreamento de raios, aumentando o desempenho em 190%.

A tecnologia Ray Tracing, ou rastreamento de raios, combinada com as técnicas de upscalling como NVIDIA DLSS e AMD FSR 2.0, desempenha um papel importante para o aumento de qualidade dos jogos ao mudar a forma como a iluminação é renderizada nos títulos.

Apesar do aumento de desempenho durante a simulação, a computação quântica ainda apresenta algumas limitações quanto ao tempo de renderização, o que ainda leva algumas horas para carregar cada imagem renderizada, tornando ainda inviável para games. Mas os resultados são positivos e pode ser um indicativo de possíveis novas tecnologias para o mercado consumidor num futuro próximo.

 

 

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