Com as recentes datas previstas dos novos chips AMD, o público aguarda algumas tecnologias que são discutidas desde o ano anterior; com os lançamentos voltados para os nomeados Zen 3 + e Zen 4.
Alguns pontos que estão sendo especulados é que com a chegada desses novos processadores das linhas Zen, também contaremos com dispositivos que estrearão o 3D V-Cache – tecnologia que segundo a AMD consegue empilhar chips de memória sobre os processadores.
Ainda segundo a marca, tal recurso faz com que aumente significamente a densidade do CPU, podendo triplicar o cache aplicado em um único processador.
Durante a International IC Conference, a empresa decidiu compartilhar alguns detalhes muito interessantes sobre seu design 3D V-Cache. O aspecto interessante é de como a memória se comunica com o processador. Confira:
O chip de cache é quadrado de 36 mm e fica em cima do cache L3 regular por meio da interface TSV. No entanto, para garantir que todos os núcleos possam se comunicar com o novo cache, há um barramento em anel compartilhado.
O cache 3D da AMD, no entanto, consiste em várias fatias de 8 MB; cada uma com uma interface de 1024 contatos conectada a um único núcleo de CPU.
Isso significa um total de 8.192 conexões entre o CCX e o cache 3D, o que daria aproximadamente 2 TBs de largura de banca por segundo. Com isso, podemos esperar processamentos mais significativos dos chips que vem por ai.
Fique por dentro de mais matérias do espaço da Pichau Arena:
VALORANT: Breeze Oferece Aulas De Melhoria De Desempenho À Jogadores
Fortnite: Zenon Inaugura 1ª Cafeteria Temática De Anime No Brasil; Espaço Recebe Gamers
VALORANT: Riot Games Lança Clipe Em Prol Da Bahia