De acordo com uma notícia publicada pelo VideoCardz nessa segunda-feira (05), chineses estão comprando em Taiwan computadores já montados com a GPU NVIDIA GeForce RTX 4090 para revendê-la separadamente. É importante lembrar que a placa de vídeo foi banida do país após sanções impostas pelos Estados Unidos.
- Zinnia Vizion Pro: O Upgrade Perfeito Para Notebooks
- NVIDIA RTX 3050 De 6GB É Oficialmente Lançada Sem Conector De Energia
O site chinês MyDrivers entrevistou representantes de uma loja em Taipei, capital de Taiwan, que revelou que uma pessoa sozinha comprou 20 computadores com a 4090, pagando 32 mil yuan (R$ 22.270) em cada, ou cerca de R$ 452 mil no total.
A GPU é amplamente procurada por ser o modelo mais forte da NVIDIA. A placa é muito utilizada em processos que envolvem inteligência artificial e também é muito querida pelo público gamer.
As sanções estadunidenses sob a China começaram em novembro de 2023 e, desde então, as empresas norte-americanas são proibidas de comercializar hardware considerado de ponta com os asiáticos. A RTX 4090 é apenas um dos produtos afetados, outros exemplos são as GPUs H100 e A100, também da NVIDIA.
Visando preencher essa lacuna, a fabricante lançou na China a RTX 4090D. versão com especificações adaptadas e menor poder de fogo. Em relação ao chip original, a novidade conta com 1.792 núcleos CUDA a menos.