Ícone do site Pichau Arena

China incentiva substituição de GPUs NVIDIA por soluções domésticas

NVIDIA

Imagem: NVIDIA/Reprodução

De acordo com uma publicação do TweakTown desta terça-feira (08), nos últimos meses, o governo chinês intensificou a campanha para que empresas locais evitem a compra de chips de inteligência artificial (IA) da NVIDIA, orientando-as a buscar soluções desenvolvidas por fabricantes chineses, como a Huawei.

Embora não haja uma proibição oficial essas recomendações são parte de uma estratégia mais ampla de reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras em setores estratégicos, como o de IA.

O movimento se dá em meio as cada vez maiores tensões comerciais e geopolíticas entre China e Estados Unidos. O governo norte-americano vem impondo restrições à exportação de chips de alta performance, afetando a NVIDIA, por exemplo com séries A100, H100 e até mesmo a RTX 4090, usadas em IA e data centers.

Como resposta, a NVIDIA lançou versões modificadas para o mercado chinês, como a RTX 4090D, com desempenho limitado para se adequar às sanções. No entanto, mesmo esses produtos estão sendo marginalizados pelo governo chinês, que vê no controle interno dos chips de IA uma questão de segurança e soberania nacional.

Imagem: Reprodução/NVIDIA

Vale destacar que a recomendação do governo chinês não é nova. Em maio de 2023, órgãos reguladores já haviam sugerido que empresas locais reduzissem a compra de chips da NVIDIA e considerassem alternativas domésticas.

Agora, com o mercado de IA crescendo exponencialmente, a pressão para que empresas chinesas se afastem dos chips estrangeiros, principalmente os dos EUA, se intensificou, enquanto as sanções dificultam dia após dia o acesso a GPUs de alta tecnologia.

Os reflexos no mercado

A movimentação promovida pelo governo chinês tem gerado incerteza no mercado. Mesmo com a Huawei avançando no desenvolvimento de chips de IA, muitos especialistas acreditam que a indústria da China ainda enfrenta desafios para alcançar o nível de performance das GPUs da corporação comandada por Jensen Huang, o que pode criar um gargalo de inovação, pelo menos no curto prazo, até que as alternativas locais atinjam maturidade suficiente.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile