China está recondicionando GPUs RTX 3080 20 GB e Radeon RX 580 16 GB usadas em mineração para uso em IA
Modelos possuem quantidades de memórias modificadas
De acordo com uma notícia publicada pelo VideoCardz na última terça-feira (28), na China, as GPUs RTX 3080 20 GB e Radeon RX 580 16 GB, utilizadas anteriormente para mineração de criptomoedas, estão sendo recondicionadas para que sejam reaproveitadas em Inteligência Artificial.
- NVIDIA Vendeu Meio Milhão De Placas De Vídeo Para IA Somente No Terceiro Trimestre
- Intel Fecha Acordo De US$24 Bilhões Com A TSMC Para Fabricação De Chips
Vale lembrar que as empresas do país asiático já estavam desmontando milhares de placas de vídeo NVIDIA RTX 4090 para reaproveitamento das peças em IA.
Some "3080 20G AI Blower" warehouse I found on Xianyu app 😂 pic.twitter.com/u1FRTe5Spc
— I_Leak_VN (@I_Leak_VN) November 28, 2023
A RTX 3080 20 GB, inclusive, é um modelo exclusivo chinês e nunca foi lançado em outra região, além de sequer ter tido um anúncio oficial da NVIDIA sobre o modelo. De acordo com as informações, é uma GPU construída para o uso em mineração de criptomoeda, que teve um boom no período de pandemia e uma recente queda.
Além disso, a quantidade de memória de vídeo da Radeon RX 580 também foi modificado, chegando aos 16 GB de VRAM para uso em mineração.
O grande problema dessas placas é que o processo com as criptomoedas é extremamente exigente com o hardware, gerando um alto desgaste nos componentes. No entanto, as fabricantes chinesas estão prometendo garantia de 2 anos nas GPUs recondicionadas para IA.