De acordo com informações do WCCFTech publicadas na última segunda-feira (06), a China se planeja para que a tecnologia nacional siga se desenvolvendo, e muitas fabricantes estão focadas em inteligência artificial. Nas últimas semanas, sanções para o país envolvendo tecnologias consideradas de ponta foram impostas pelos Estados Unidos, e os chips da NVIDIA voltados para a IA foram banidos da região.
- AMD E 11 Bit Studios Anunciam Parceria Para Desenvolvimento De Jogos
- Seagate Prepara HDD De 32 TB Para 2024 E Versões De 40 TB Ou Mais Para 2026
Baseando-se nas últimas tecnologias apresentadas, segmento e potencial de evolução, setor tecnológico chinês dividiu as fabricantes do país em três tiers. Confira a relação completa abaixo:
Tier 1 – Empresas de Tecnologia
- Huawei;
- Alibaba;
- Baidu;
- Tencent.
Tier 2 – Empresa com foco corporativo
- Haiguang
Tier 3 – Empresas com foco no empreendedorismo
- Moore Threads;
- JingJiawei;
- BirenTech;
- Tianshu Zhixin;
- Xiangdixian;
- Muxi;
- Intel;
- Cambrian;
- Jingjiawei
A ideia é que as empresas citadas acima ofereçam alternativas às placas de vídeo da NVIDIA, oferecendo tecnologias de ponta para o mercado da China. A Huawei, inclusive, já está desenvolvendo o Huawei Ascent 910, chip construído em processo de 7 nm pela TSMC que compete diretamente com o A100 e A800 da NVIDIA.
Existem outras novidades que também animam os asiáticos, visto que o Alibaba Huanguang 800, Tencent Zixiao, Intel Guadi, Jing Jiawei JM9, Biren BR100, Moore Threads MTT S3000 e outros aceleradores também estão previstos no país, e todos contarão com processos de fabricação entre 7 nm e 12 nm.