China mostra possibilidades para chips de IA após sanções
Por sanções impostas pelos Estados Unidos, China não poderá mais adquirir chips da NVIDIA para IA
De acordo com informações do WCCFTech publicadas na última segunda-feira (06), a China se planeja para que a tecnologia nacional siga se desenvolvendo, e muitas fabricantes estão focadas em inteligência artificial. Nas últimas semanas, sanções para o país envolvendo tecnologias consideradas de ponta foram impostas pelos Estados Unidos, e os chips da NVIDIA voltados para a IA foram banidos da região.
- AMD E 11 Bit Studios Anunciam Parceria Para Desenvolvimento De Jogos
- Seagate Prepara HDD De 32 TB Para 2024 E Versões De 40 TB Ou Mais Para 2026
Baseando-se nas últimas tecnologias apresentadas, segmento e potencial de evolução, setor tecnológico chinês dividiu as fabricantes do país em três tiers. Confira a relação completa abaixo:
Tier 1 – Empresas de Tecnologia
- Huawei;
- Alibaba;
- Baidu;
- Tencent.
Tier 2 – Empresa com foco corporativo
- Haiguang
Tier 3 – Empresas com foco no empreendedorismo
- Moore Threads;
- JingJiawei;
- BirenTech;
- Tianshu Zhixin;
- Xiangdixian;
- Muxi;
- Intel;
- Cambrian;
- Jingjiawei
A ideia é que as empresas citadas acima ofereçam alternativas às placas de vídeo da NVIDIA, oferecendo tecnologias de ponta para o mercado da China. A Huawei, inclusive, já está desenvolvendo o Huawei Ascent 910, chip construído em processo de 7 nm pela TSMC que compete diretamente com o A100 e A800 da NVIDIA.
Existem outras novidades que também animam os asiáticos, visto que o Alibaba Huanguang 800, Tencent Zixiao, Intel Guadi, Jing Jiawei JM9, Biren BR100, Moore Threads MTT S3000 e outros aceleradores também estão previstos no país, e todos contarão com processos de fabricação entre 7 nm e 12 nm.