De acordo com uma notícia publicada pelo Tom’s Hardware na última segunda-feira (22), pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, revelaram a FlexRAM, primeira memória RAM líquida funcional do mundo. O componente é construído a partir de gotas de gálio suspensas em metal líquido e injetadas na Ecoflex, um biopolímero extensível.
- GeForce RTX 4080M E RTX 4090M São Encontradas Sendo Vendidas Como Placas De Vídeo Para Desktop Na China
- TSMC Iniciará Produção De Chips Na Litografia De 1 Nm Em Breve
Assim como é visto nos neurônios, pulsos elétricos, que reduzem ou oxidam o metal, garantem a troca reversível entre os estados de alta e baixa resistência, correspondendo a 0/1 para armazenamento de bits. Após o desligamento, as informações se mantém no líquido inerte por doze horas.
“É uma base teórica e um caminho técnico para o futuro com robôs inteligentes, sistemas com interfaces neurais e dispositivos eletrônicos vestíveis/implantáveis“, afirma Jing Liu, um dos responsáveis pelo projeto.
É importante ressaltar que trata-se apenas de uma pesquisa, ou seja, ainda necessita de muito trabalho e aprimoramento. Sendo assim, ainda será necessário algum tempo até que vejamos essa tecnologia funcionando no mercado.