De acordo com uma notícia do Tom’s Hardware da última quinta-feira (15), a China está recondicionando GPUs NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti para que tenham o dobro de memória. A ação é motivada pelo grande boom da inteligência artificial e pelas sanções estadunidenses contra o país asiático.
- CEO Da Intel Prevê China Dez Anos Ultrapassada Por Conta De Sanções Estadunidenses
- CEO Da NVIDIA Viaja À China Para Reconciliação Com Empresas Do País
Os workshops que surgiram pela nação estão elevando os 11GB de VRAM para 22GB. Com isso, os chineses aproximam essa GPU de aceleradores de IA.
É importante ressaltar que essas modificações são relativamente comuns entre os entusiastas, e a própria NVIDIA já realizou testes que elevaram a 2080 Ti para 44GB de VRAM.
Os responsáveis pelas alterações estão, inclusive, compartilhando como realizá-las em alguns sites chineses. No Goofish, por exemplo, o usuário “Aisawk” explica que utiliza uma memória GDDR6 Samsung e solda de alta qualidade ALPHA OM-367 para atingir os resultados desejados.
Além disso, o modificador aproveitou a oportunidade para garantir que a GPU funciona perfeitamente e não apresenta nenhum problema de driver após as mudanças.
Por fim, também é possível encontrar a MSI GeForce RTX 2080 Ti Aero 11GB sendo customizada. É importante ressaltar que esse é um modelo voltado para servidores que conta com 11GB de VRAM. Nesse caso, a versão modificada está saindo por US$120 (R$ 595,80 em conversão direta), com materiais e mão-de-obra inclusa.