CEO da Intel cita em entrevista três grandes erros da empresa
Pat Gelsinger, CEO da Intel, usou entrevista com a Digit para falar sobre oportunidades perdidas pela empresa
No último mês, o atual CEO da Intel, Pat Gelsinger, concedeu uma entrevista a Digit e, durante a conversa, foi muito transparente, citando os maiores erros e oportunidades perdidas pela empresa no mercado.
- Intel Anuncia 14ª Geração Core-HX E CPUs Para Desktop De 65W
- NVIDIA GeForce RTX 3060 Se Mantém Como GPU Preferida Dos Gamers Na Steam
No vídeo divulgado, o executivo fala sobre alguns pontos estratégicos em que a Intel cometeu erros. Alguns dos acontecimentos ocorreram antes do início da sua gestão, em 2021.
De acordo com o CEO, o primeiro grande erro da companhia foi em relação aos dispositivos mobile. Segundo Pat, a Intel permitiu que concorrentes como a Qualcomm disparassem nesse setor. Atualmente, diversas marcas desenvolvem as próprias soluções, como Apple, Google e Samsung.
O segundo grande erro foi não ter investido em uma GPU voltada para inteligência artificial (IA), o que fez com que a NVIDIA, que aproveitou o momento, tivesse uma avaliação recorde de valor de mercado.
O CEO expressa sua opinião afirmando que a Intel “teve tipo cinco aquisições diferentes em IA” e “matou aquela que poderia ter feito toda a diferença no mundo”, se referindo ao projeto Larrabee, que acabou em 2010 e foi substituído pela linha Xeon.
Por fim, Pat acredita que o terceiro grande erro foi o atraso da Intel para investir na construção de fábricas próprias de semicondutores, medida que garantiria à companhia sua independência de fornecedoras e permitiria também uma produção de chips para outras empresas.