De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta quinta-feira (11), o CEO da ARM, Rene Haas, afirmou que as inteligências artificiais tem o que ele definiu como “uma sede insaciável” por eletricidade, e seu consumo pode chegar a representar 25% de todos os gastos de energia nos Estados Unidos até 2030.
- GPUs Intel Gaudi 3 São Apresentadas Com Desempenho Em IA Quatro Vezes Maior Do Que Gaudi 2
- Confira O Resumo Do Apresentado No Intel Vision 2024, Evento De IA Da Intel
A previsão do executivo não é somente um palpite, e baseia-se num reporte da International Energy Agency, que revelou, por exemplo, que o ChatGPT consome 2.9 watt por hora a cada solicitação. Este valor é dez vezes maior do que o padrão de cada solicitação de busca no Google, por exemplo.
Rene Hass alerta ainda para uma tendência definida como “dificilmente muito sustentável”, além de revelar que a humanidade precisa se preparar para ter grandes aprimoramentos na eficiência energética ou uma maior regulação governamental para conter o gasto excessivo.
Neste momento, os especialistas estimam que os datacenters de inteligência artificial sejam os responsáveis por 4% de toda a energia consumida nos Estados Unidos.