A NVIDIA anunciou o BioNeMo, um sistema de inteligência artificial generativa que pode ajudar a indústria farmacêutica a descobrir novos medicamentos.
O serviço acelera os processos de pesquisa de novas drogas, analisando bancos de dados de moléculas, proteínas, sequências de DNA e RNA para identificar potenciais moléculas e projetar compostos que possam ser usados no tratamento de doenças. O BioNeMo já está sendo usado por alguns laboratórios, incluindo a Amgen, que foca na produção de remédios para doenças de difícil tratamento.
A empresa avaliou que o BioNeMo está acelerando drasticamente sua abordagem para a descoberta de produtos biológicos, permitindo-a explorar e desenvolver proteínas terapêuticas para a próxima geração de medicamentos. A Insilico Medicine, outra parceira da NVIDIA, criou uma molécula para Fibrose Pulmonar Idiopática em um terço do tempo e com um custo bem mais baixo do que os fluxos de trabalho tradicionais de pesquisa farmacêutica. O potencial medicamento está na fase pré-clínica e pode começar a ser testado em humanos em breve.