De acordo com publicação do site internacional VideoCardz, algumas placas-mãe com base em Intel B760 terão a possibilidade de realizar overclock (OC) sem necessariamente fazer um OC. Isso acontece porque os produtos contarão com um gerador BCLK externo, funcionando em Raptor Lake e Alder Lake.
A nova geração 12ª e 13 de processadores Intel Core poderão receber overclock ao integrar modelos de placas-mãe baseadas no chipset Intel B760, que estará presentes em placas como MAG B760M Mortar Max da MSI.
Algumas das placas em questão irão contar com o clock externo, permitindo que o usuário consiga realizar o processo dos novos processadores Raptor Lake e Alder Lake que não possuem o sufixo “K” de acordo com o insider chi11eddog, que ao utilizar BCLK para 125MHz em um Intel Core i5-12400 para 5GHz utilizando uma placa-mãe MSI B760M Mortar Max, publicou o resultado nas redes sociais:
Vale lembrar que alguns modelos mais atuais de processadores da linha Intel Core não eram capazes de suportar o overclock e por meio de entusiastas, foi desdoberto que era possível por meio do barramento BCLK, ou seja, a frequência de clock base da CPU.