A recente atualização de software para as placas de vídeo GeFoce RTX série 40 da NVIDIA adiciona o suporte exclusivo para o streaming nomeado de AV1, lançado nesta terça-feira (02), o programa já possui compatibilidade com o YouTube e o OBS Studio 29.1.
Todas as GPUs RTX série 40, incluindo as versões de laptop e a recém lançada GeForce RTX 4070, suportam o codificador de hardware AV1 em tempo real, fornecendo uma codificação de 40% mais eficiência do que a H.264 atual.
Por padrão as transmissão ao vivo, atualmente H.264, geralmente atingia o máximo de 1080p a 60 fps nas taxas de bits comumente usadas de 6-8 Mbps, e muitas vezes produzia imagens granuladas e em bloco.
O AV1 permite streaming 4K a 60 quadros por segundo com largura de banda de upload de 10 Mbps, tornando o streaming 4K60 disponível para o público. Com isso, reduzindo a largura de banda de upload necessária para transmitir, uma limitação comum de serviços de streaming e provedores de serviços de internet.
A nova atualização das GPUs GeForce RTX Série 40 proporcionam um streaming de alta qualidade, com suporte à codificação AV1 na NVENC de oitava geração. Uma vantagem para os criadores de conteúdo ao vivo, o NVENC descarrega tarefas de codificação de computação intensiva da CPU para hardware dedicado na GPU.
Outro exclusivo é o NVIDIA Broadcast, conteúdo que faz parte do pacote de software NVIDIA Studio, que proporciona transmissões ao vivo, bate-papos de voz e chamadas de vídeo parecem e soam melhor com poderosos efeitos de IA, como contato visual, remoção de ruído e eco da sala, fundo virtual e muito mais.