De acordo com uma publicação do PCWorld desta sexta-feira (23), a última atualização do Windows 11 está causando dores de cabeça para muitos usuários, que relatam um aumento drástico no uso da CPU, o que leva a uma lentidão geral do sistema e até mesmo a travamentos frequentes em softwares e jogos.
A atualização foi lançada pela Microsoft para trazer melhorias de segurança e desempenho, mas acabou gerando o efeito oposto para muitos. Dentre as correções do update estava, por exemplo, uma solução para o problema que trava o usuário na tela do BitLocker.
- Microsoft e Reddit não chegam a acordo, e gigante não utilizará dados do fórum em IA
- Microsoft é acusada de violar lei e pode levar multa pesada da União Europeia
Desde a instalação da atualização, os usuários têm observado um aumento incomum no uso da CPU, que pode chegar a 100% em tarefas simples. Essa sobrecarga não apenas afeta o desempenho do sistema, tornando-o mais lento, mas também pode causar superaquecimento do hardware, reduzir a vida útil dos componentes e resultar em crashes inesperados de softwares, incluindo jogos e aplicativos.
Além disso, alguns clientes relataram que o problema afeta especificamente os PCs com configurações de hardware específicas, sugerindo que a incompatibilidade com certos drivers ou componentes pode ser a causa raiz.
“O problema começou assim que a atualização foi instalada nessa manhã. Qualquer aplicativo um pouco mais pesado, como o Adobe Photoshop ou Audition, até jogos como Diablo e World of Warcraft, estão dando crash e esta é a única mudança que fizemos no PC desde a última atualização de julho“, afirma o Windows Latest.
“A caixa de diálogo diz ‘Programa XXX está usando muita memória e deve ser desligado’ mesmo que através do Gerenciador de Tarefas mostre que eu esteja usando apenas 18% e há 900GB de armazenamento livre no drive. Isto nunca me trouxe problema até hoje“, finaliza o site.
Possíveis soluções
A Microsoft ainda não lançou uma correção oficial para o problema, mas recomendou algumas soluções temporárias. Uma delas é reverter a atualização para uma versão anterior do Windows 11, o que pode ser feito através das configurações do sistema. No entanto, esta é apenas uma solução temporária que pode não resolver completamente o problema.
Para quem depende do PC para trabalhar ou jogar, pode ser útil pausar as atualizações automáticas até que a corporação libere uma correção mais estável. Além disso, manter os drivers atualizados e executar verificações de integridade do sistema pode ajudar a mitigar os impactos.