Na última semana, a NVIDIA lançou atualizações de driver e software para corrigir oito falhas de segurança nas placas de vídeo da marca. Do total, sete das vulnerabilidades permitem execução de código e abrem vetores para escalonamento de privilégios, manipulação de dados, negação de serviço e divulgação de informações, o que significa que o prejuízo pode ser grande.
Por isso, a verdinha recomenda que os usuários de GPUs da empresa façam a atualização o mais rápido possível. É importante instalar todos os arquivos, uma vez que seis das questões foram resolvidas no driver principal de exibição do chip, enquanto as duas restantes foram resolvidas via software vGPU da NVIDIA.
- NVIDIA ultrapassa Apple e se consolida como empresa mais valiosa do mundo
- NVIDIA se prepara para lançamentos em 2025: RTX 5070 e 5060 nos primeiros meses do ano
No mais, vale ressaltar ainda que cinco das falhas estavam ocorrendo especificamente no Windows. Destas, todas eram falhas na camada de modo de usuário, o que significa que os usuários poderiam usá-las para causar leituras fora dos limites, incluindo execução de código.
Além disso, outra vulnerabilidade afetava, além do sistema operacional da Microsoft, o Linux. Nesta situação, os invasores conseguiam aumentar suas próprias permissões dentro do aplicativo da GPU.
Entretanto, os dois problemas citados acima, por mais que sejam graves, não são o principal. Antes da atualização, existia uma vulnerabilidade dentro do driver do kernel da GPU, que permitia “validação de entrada inadequada comprometendo o kernel do SO convidado.”
Como atualizar sua GPU NVIDIA
Para atualizar sua placa de vídeo NVIDIA e escapar das vulnerabilidades, é importante acessar o Boletim de Segurança da NVIDIA, que fornece todos os links para download e os tutoriais passo-a passo. Como citado acima, é importante fazer isso o mais rápido possível.