Com apenas algumas horas de diferença, o recorde de overclocking de placa gráfica foi quebrado duas vezes, com a última marca ultrapassando o lendário limite dos 4,0GHz. Usando uma ASUS Geforce RTX 4090, o usuário Splave marcou 4.005 MHz com o benchmark GPUPI e registrado no fórum HWBOT.
- Review do gabinete Pichau HX300M Glass: tudo sobre o produto
- NVIDIA: atualização da RTX 4060 Ti com 16GB está prevista para as próximas semanas
O modelo da placa gráfica utilizada é um ASUS Geforce RTX 4060 ROG Matrix, que ainda não foi lançada ao público. O design conta com refrigeração líquida, entretanto, o entusiasta se beneficia de técnicas mais elaboradas, combinando uso de nitrogênio líquido e paciência.
A placa atingiu o overclock de 4.005 MHz com benchmark GPUPI, com a marca de temperatura de -34,6°C. Importante lembrar que este programa não está relacionado com gráficos 3D modernos, mas usa a GPU para calcular o número Pi. A carga de trabalho mais leve permite que o processador acelere mais, por isso, é visto recordes mundiais apenas com essa aplicação.
O recorde anterior tinha sido quebrado algumas horas antes pelo usuário CENS, também registrado no HWBOT. Para atingir a marca de 3.975 MHz, o entusiasta usou uma Colorful RTX 4090 iGame LAB, e foi necessário a potência de 1147W para o feito.
The race to 4GHz is on!
Colorful 𝟒𝟎𝟗𝟎 𝐢𝐆𝐚𝐦𝐞 𝐋𝐀𝐁 reclaims the world record in GPUPi
3975MHz on LN2 and well past 1kw
We have never been closer to 4GHz than this:https://t.co/nhy5hPInwO@iGameColorful@NVIDIAGeForce@GeForce_JacobF@VideoCardz @3DCenter_org pic.twitter.com/2Y9Ay1vvZH
— CENS (@CENSXOC) July 5, 2023