Um funcionário da Asus, o overclocker Peter “Shamino” Tan comentou sobre uma tecnologia da Intel que deveria funcionar nos processadores com a arquitetura Raptor Lake, a DLVR (Digital Linear Voltage Regulator), no entanto o recurso foi desativado pela companhia nos processadores da 13ª Geração. As informações são do portal VideoCardz desta terça-feira (29).
- RUMOR: Modelos Da RTX 2060 E 1660 São Descontinuados Pela NVIDIA
- Conheça O Cooler Pichau Sage C2; Com E Sem ARGB
A Intel revelou o DLVR no ano de 2021, mas na ocasião não entrou em detalhes sobre a tecnologia. Agora a empresa compartilhou a informação de que o recurso se trata de uma solução para melhor gerenciamento de energia pela placa mãe e processador. Não há qualquer menção à funcionalidade por parte da fabricante de chips, mas parece que a Asus deixou traços da novidade na BIOS. Veja:
Um recurso chamado “CPU DLVR Bypass Mode Enable” (Ativar Modo de Desvio CPU DLVR, em tradução livre), o qual conta com as opções Automático, Desativado e Ativado, pode ser observado nas versões mais novas do firmware das mobos da Asus. De acordo com o VideoCardz, selecionar as opções disponíveis não alterou a eficiência energética, aparentando estar desativado.
O overclocker da Asus, Shamino, confirmou no fórum ASUS ROG que a tecnologia funcionava nos processadores Raptor Lake, no entanto durante o desenvolvimento o recurso foi desativado pela Intel. Peter também comentou que existe a possibilidade de futuros processadores da empresa terem o recurso ativado. Veja:
Não há detalhes sobre quais processadores o overclocker estava se referindo, um rumor sugere que a Intel irá lançar mais processadores da linha Raptor Lake durante a CES 2023, os quais não estão certos de possuir a tecnologia. É provável que só veremos o recurso ativado nos produtos da série Meteor Lake, a 14ª Geração de CPUs da companhia, com sua produção iniciando apenas no ano de 2024.