Na última semana, a Intel havia anunciado que estava encerrando os investimentos para os produtos da linha NUC. Nesta quarta-feira (19), a empresa anunciou um termo de compromisso com a ASUS para que a fabricante assuma a produção, venda e suporte dos produtos de linha Next Unit of Computing já lançados e os futuros também.
- Veja as primeiras impressões do novo monitor Pichau Perseus P1
- NVIDIA: RTX 3050 para notebook surge como GPU de baixo perfil para desktop
A série NUC é composta por sistemas compactos e notebooks de referência desenvolvidos pela Intel, mas que também são oferecidas por parceiros importantes, como ASUS, ASRock e Gigabyte, que também possuem seus próprios designs. É importante notar que a azulzinha introduziu a exclusiva série Canyon, que combina CPU Intel com uma GPU Intel discreta.
O acordo certifica que a ASUS assuma a responsabilidade pelos produtos NUC, dando suporte aos sistemas existentes de 10ª a 13ª geração. Também concede a fabricante o direito de desenvolver seus próprios sistemas NUC em um futuro próximo, e consequentemente, seja a responsável para o lançamento da série NUC 14.
O termo pode fazer com que os próximos sistemas não recebam o nome da Intel, mas ainda não é uma certeza. É possível também que a fabricante planeje expandir o portfólio para explorar designs alternativos como Raptor Canyon ou Serpent Canyon, que são bastante procurados por gamers.