Ícone do site Pichau Arena

Entenda o interesse de ASUS, ASRock e MSI nas memórias CAMM2

CAMM2

Imagem: Reprodução

Na última terça-feira (11), o PCWorld publicou uma matéria explicando os motivos pelos quais ASUS, ASRock MSI focaram tanto nas memórias CAMM2 durante a Computex 2024, enquanto a maioria das outras corporações estavam focadas em tratar de inteligência artificial e ARM.

Para responder essa questão, o primeiro passo é entender que o nome do padrão é uma abreviação para o termo “Compression Aided Memory Modules”, que pode ser traduzido como “Módulos de Memória Auxiliados por Compressão”.

É importante destacar também que as memórias CAMM2 estão disponíveis em dois formatos distintos, sendo eles:

Imagem: Reprodução/Dell

MSI explica que, com o CAMM2, haverá um salto de desempenho considerável nos desktops, haja vista que a ideia da tecnologia é tornar a geração DDR5 mais rápida e menos latente, ao mesmo tempo que o tamanho físico diminui.

A empresa destaca também que as memórias neste padrão são parafusadas para baixo, o que faz com que poupem espaço.

Por um outro lado, a ASUS e a ASRock não parecem estar tão focadas no salto do desempenho, e tudo indica que o principal ponto de atenção destas empresas é realmente a diferença nos tamanhos.

A busca por soluções menores é cada vez mais presente no cenário mundial de hardware. Sendo assim, módulos menores de memória ajudam a economizar, por exemplo, em soluções de resfriamento, além de ocuparem uma menor superfície, o que pode aprimorar ainda mais os Mini PCs e o formato Mini-ITX.

No mais, é importante destacar também que a NVIDIA também está de olho no assunto, e já trabalha para padronizar os SFF (small form factor), visando usar pequenos componentes em pequenos gabinetes, sem que hajam problemas com calor excessivo.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile