De acordo com uma publicação do VideoCardz da última sexta-feira (09), a ASRock pretende, em algum momento, passar a produzir GPUs NVIDIA. Atualmente, a empresa fabrica placas de vídeo para a Intel e AMD, sendo que a parceria com a última das citadas é um caso de sucesso e já ocorre há muitos anos.
- ASRock Atualiza BIOS De Placas Z790 Para Aumentar Desempenho
- Intel Lança Driver Para GPUs Arc Que Melhora Desempenho Em Jogos Recém-Lançados
As informações foram dadas por representantes da própria marca em entrevista ao site coreano QuasarZone. Na conversa, a companhia afirma ser menor do que suas concorrentes diretas, que já estão no mercado há mais tempo.
“Empresas que têm tanto a NVIDIA, quanto a AMD, são ASUS, Gigabyte e MSI. Essas marcas estão em operação por mais tempo do que nós e desde que foram fundadas, havia não só a ATI e NVIDIA, mas também outras fabricantes de chips como Elsa e Voodoo.“
É importante lembrar que nos últimos anos estamos vendo um domínio da NVIDIA, que ocupa boa parte de diversos nichos de mercado com seus chips.
“Ninguém tinha uma posição monopolística naquela época. Entretanto, com o passar do tempo, o domínio de mercado da NVIDIA se tornou esmagador e um mundo onde a produção de placas NVIDIA se tornou influente emergiu.”
No momento, todavia, é um grande desafio para a ASRock produzir chips da NVIDIA. Por mais que não tenha entrado em detalhes na entrevista, a marca deixa claro que o foco é na Intel e na AMD, e que é muito complexo adicionar mais uma empresa ao processo produtivo.
“Eu acredito que existam motivos complexos para isto. Da perspectiva da ASRock, atualmente produzindo placas de vídeo AMD e Intel, parece desafiador para nós começarmos a fabricar placas NVIDIA imediatamente.”