APU AMD compensa? Veja vantagens e desvantagens
O termo APU vem do inglês e, traduzindo, significa Unidade Acelerada de Processamento. Ou seja, são processadores que trazem de fábrica solução gráfica integrada. AS APU’s da AMD contam com a tecnologia Radeon e excelente custo-benefício. Por isso, em muitas montagens que fazemos aqui e no canal da Pichau, optamos pelo uso com o intuito de nos adequarmos à baixos orçamentos.
O Ryzen 5 3400G, por exemplo, é um processador de 4 núcleos reais e 8 threads e possui Clock Boost de até 4.2 GHz. Além disso, ele vem com GPU Radeon de 11 núcleos. Esse modelo pode ser encontrado no mercado numa média de 1.000 reais.
Contudo, em algumas situações, ao optar por esse componente, o desempenho de um setup pode ficar abaixo do esperado pelo consumidor e, por conta disso, acaba-se tendo mais gastos com uma placa de vídeo offboard. Sabendo destes problemas, trazemos aqui quando é vantajoso ou não possuir uma APU AMD no seu computador.
Vantagens
O primeiro grande destaque deste tipo de processador em relação aos seus concorrentes é o preço. O melhor modelo da AMD no mercado atualmente é o Ryzen 5 3400G, que é encontrado geralmente numa média de 1.000 reais.
Enquanto isso, seu concorrente direto é o Intel Core i5 9400, que possui o mesmo preço. Entretanto, a placa de vídeo que é anexa ao modelo é inferior em relação à que está presente no da AMD.
O segundo ponto que merece notoriedade é a compatibilidade com soquete AM4. Na prática, isso significa que em casos de upgrades futuros, não haverão problemas, uma vez que eles possuem compatibilidade plena com soquetes AM4.
Caso possua uma menor disponibilidade para investir em um PC e, mesmo assim, deseja ter bons desempenhos em jogos, é possível começar com uma APU e no futuro conseguir um upgrade comprando uma placa de vídeo offboard.
Por fim, eles possuem um bom desempenho em jogos. Apesar de não serem capazes de concorrer com os principais modelos, as APU’s ainda dão conta de muitos games. Porém, alguns ajustes na resolução e qualidade gráfica serão necessários. Muitos jogos competitivos, como Counter Strike ou League of Legends, funcionam numa taxa que muitas vezes ultrapassa os 60 FPS, o suficiente para uma boa experiência.
Desvantagens
Pelo fato de serem destinadas ao mercado de entrada, as APU’s podem esbarrar em problemas de desempenho. O máximo que se encontra no mercado atual é um processador de 4 núcleos e 8 threads. Além disso, as GPU’s integradas, embora sejam superiores às da Intel, usam memória compartilhada do sistema e, por conta disso, não superam nem mesmo às placas offboard mais básicas.
A falta de opções no mercado também é um grande incômodo. Existem alguns modelos lançados e disponíveis, entretanto, para jogos o mercado ainda é limitado. Os mais interessantes atualmente são o Ryzen 5 3400G e o Ryzen 3 3200G, enquanto isso, seus antecessores já se tornaram ultrajados.
Caso o intuito do usuário não seja jogar, existem modelos que suprem as necessidades cotidianas, como acesso à internet e uso de alguns programas casuais. Os modelos da Série A devem ser o suficiente para tais funções.
A nova geração chega em breve. Como já noticiado aqui e no canal do YouTube, a AMD anunciou os processadores da quinta geração e, por isso, o momento para compra dos que estão disponíveis atualmente não é o melhor. Em alguns meses, chegarão modelos novos que contam com maior capacidade.
As GPU’s integradas aos processadores como o Ryzen 5 3400G estão ultrapassadas. O esperado é que as placas gráficas de maior valor derivem da arquitetura RDNA2, a mais recente. Vale lembrar que os consoles da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X fazem uso desta arquitetura.
Muitos dos componentes citados aqui podem ser adquiridos no site da Pichau com os melhores preços.
Confira também: PC Gamer para concorrer com o Xbox Series X
Ryzen 9 5900X, 5800X, 5600X: O melhor processador para games