Ícone do site Pichau Arena

Apple M4 Max supera RTX 4070 e RTX 3080 Ti no Blender

M4 Max

Imagem: Reprodução/Apple

De acordo com uma publicação do WCCFTech da última segunda-feira (18), novos resultados indicam que a Apple continua a expandir os níveis de seu desempenho gráfico com o chip M4 Max. Desta vez, em testes realizados no Blender Open Data, o processador impressionou ao superar as placas NVIDIA RTX 4070 e RTX 3080 Ti, conhecidas por seu bom desempenho em renderização gráfica.

A conquista torna-se ainda mais impressionante considerando que o M4 Max é uma solução integrada, enquanto as placas de vídeo da verdinha são soluções dedicadas, projetadas exclusivamente para este tipo de tarefa.

Nos testes de renderização 3D, o M4 Max alcançou uma média de 5.208 pontos, se colocando um pouco acima da RTX 4070 e da RTX 3080 Ti. Os resultados destacam a eficiência energética e o design otimizado do chip da Apple, que não só compete, mas supera também diversas outras GPUs de gerações recentes em aplicações criativas.

Em contrapartida, a RTX 4090, uma GPU topo de linha da NVIDIA, ainda lidera com folga, apresentando um desempenho cerca de 30% superior ao do M4 Max. 

Imagem: Blender Open Data

O impacto da eficiência do M4 Max

O que torna a performance ainda mais interessante é o consumo energético consideravelmente menor do M4 Max, que foi projetado para funcionar dentro dos limites térmicos e de energia de laptops como o MacBook Pro, o que também o torna uma escolha atraente para profissionais que necessitam de mobilidade sem sacrificar o desempenho.

No mais, a eficiência contrasta com as demandas energéticas das GPUs dedicadas, que geralmente requerem configurações de desktop mais preparadas e, consequentemente, mais caras, para atingir o potencial máximo de performance.

Com a introdução do M4 Max, a Apple deixa claro seu interesse em permanecer sendo presença constante em mercados voltados para criatividade e produtividade, que, no passado, eram dominados por GPUs NVIDIA e AMD.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile