Nesta terça-feira (07), a Apple anunciou oficialmente os chips M4 produzidos com o processo de 3nm da TSMC. As novidades integrarão muitos dos próximos produtos da marca, como os próximos iPad Pro e os PCs e notebooks Mac.
Outra característica que chama a atenção, mas que deve ser cada vez mais comum, é o foco na inteligência artificial. A tecnologia é um dos principais destaques dos lançamentos.
- Apple Deve Lançar CPU M4 No Fim Deste Ano Com Foco Em IA
- Apple Conta Com Laboratório Secreto Na Europa Para Lidar Com IA Avançada
De acordo com a fabricante, o desempenho das CPUs M4 é 50% melhor do que o visto nos chips M2. Os novos modelos possuem 10 núcleos, sendo 4 de desempenho e 6 de eficiência, além de uma iGPU de 10 núcleos.
Vale lembrar que a novidade chega para marcar a Apple de uma vez por todas, haja vista que é a primeira vez que a marca, conhecida por revoluções no mercado, trabalha com foco nas IAs, provando mais uma vez que a tendência veio para ficar.
A companhia afirma ainda que sua Neural Engine será capaz de atingir 38 trilhões de operações por segundo (TOPS). Todavia, o número ainda fica abaixo do prometido por AMD e Intel para suas próximas gerações de processadores: entre 45 e 50 TOPS.
Por fim, a Apple não apresentou benchmarks dos chips M4. Entretanto, a empresa confirmou que chegarão no iPad Pro ainda em 2024.