De acordo com uma publicação do WCCFTech desta quinta-feira (27), novas análises realizadas apontam para uma escassez de memórias DRAM em breve, e o motivo seria o foco de fabricantes, como Samsung e SK Hynix, na fabricação de memórias HBM para inteligência artificial.
A demanda por HBM e IA é cada vez maior, e as previsões esperam uma crescente constante, o que significa que as empresas devem priorizar a produção de mais deste material e menos em DRAM.
- Como Escolher A Memória RAM Ideal Para Seu Uso
- Menos De 1% Das Ferramentas Essenciais De Litografia Para Produção De Chips É Produzida Domesticamente Na China
O estudo foi originalmente publicado pelo MyDrivers, e revela também que uma diminuição no uso já vem sendo observada no mercado como um todo, mas a queda é mais expressiva nas fabricantes, que já produzem mais memórias de alta largura de banda.
É importante lembrar que as DRAM já estavam escassas por conta da decisão das fabricantes de reduzir sua fabricação visando equilibrar o estoque parado que gerou prejuízos em 2023. A diferença é que, agora, até essa baixa produção será impactada.
Além disso, a Micron já havia se pronunciado afirmando que as inteligências artificiais impactariam e toda produção de memórias. Vale destacar que, com menos produtos disponíveis no mercado, a tendência é de um aumento de valores.