Ícone do site Pichau Arena

AMD revela processadores Ryzen PRO 8040 voltados para notebooks corporativos

Imagem: Reprodução/AMD

Nesta quarta-feira (17), a AMD revelou oficialmente os processadores Ryzen PRO 8040, novos modelos da empresa voltados para o mercado profissional que podem ser usados em workstations mobile ou até notebooks de trabalho.

A corporação promete que as novidades chegam para bater os CPUs Intel Core Ultra, fornecendo mais desempenho, maior tempo de bateria e menor consumo.

O principal destaque dos lançamentos fica com os núcleos focados no processamento de inteligência artificial, chamados de NPUs Ryzen AI XDNA. Os recursos citados entregam 16 TOPS, cinco a mais do que o visto nos Intel Core Meteor Lake.

No mais, foi divulgado também que, quando os diferentes núcleos (CPU, GPU e NPU) são combinados, os Ryzen PRO 8040 fornecem 39 TOPS.

Imagem: AMD/Reprodução

Como mostra a imagem acima, a linha conta com oito SKUs diferentes que vão desde a série Ryzen 5 até a Ryzen 9. Os modelos possuem entre 6 núcleos e 12 threads e 8 núcleos e 16 threads.

Além disso, as frequências vão de 3.2 GHz (base) à 5.2 GHz (boost), e o TDP varia entre 15w e 54w, a depender da capacidade do processador.

AMD divulgou também benchmarks que revelam alguns detalhes. Os testes foram focados no Ryzen 7 PRO 8040U, e mostram que, por mais que o TDP seja somente de 15w, o SKU supera o rival Intel Core Ultra 7 165H, que opera a 28W.

Já quando comparado ao Core Ultra 7 165U, modelo que também trabalha a 15w, o desempenho médio do chip do time vermelho é 30% maior.

Para visualizar todos os testes realizados e entender melhor em que cenários eles ocorreram, acesse o site oficial da AMD que evidencia os recursos dos Ryzen PRO 8040.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile