De acordo com uma publicação do WCCFTech desta segunda-feira (12), a AMD anunciou que sua grande prioridade neste momento é a arquitetura RDNA 4 de GPUs. O time vermelho revelou que seu time de pesquisa e desenvolvimento está inteiramente focado no projeto e em seus avanços, o que impede o lançamento de novos hardwares para a geração RDNA 3 ou 3.5.
- AMD Inicia Descontinuação De Placas De Vídeo RX 6600
- AMD Revela Oficialmente Os Preços Dos Processadores Ryzen 9000, Confira
Vale lembrar que alguns rumores e vazamentos da última semana afirmavam que a empresa comandada pela Dra. Lisa Su estava trabalhando em duas novas placas de vídeo de entrada equipadas com o chip Navi 33: Radeon RX 7300 e Radeon RX 7400. Entretanto, parece que estes lançamentos foram cancelados, e todas as atenções da organização estão na nova estrutura.
Segundo uma fonte interna da AMD ao Benchlife, a geração atual da AMD não receberá novas GPUs. Sendo assim, os boatos que apontavam para SKUs da atual geração chegando por menos de US$200, cerca de R$1.096 na cotação atual, não se confirmaram.
“A Radeon RX 7400 e RX 7300 atualmente não estão na lista de desenvolvimento de nenhum dos parceiros AIB. Este é o fato que chegou até nosso conhecimento. Como mencionado anteriormente, todos estão ocupados com a próxima geração das placas gráficas Radeon baseadas na arquitetura de GPU RDNA 4″, afirmou a fonte do Benchlife.
RDNA 4: anuncio na CES 2025?
Alguns rumores afirmam que a AMD aproveitará a CES (Consumer Eletronics Show) 2025 para realizar o lançamento das GPUs de arquitetura RDNA 4. Os modelos devem chegar como Radeon 8000 e, caso os boatos se confirmem, devem estar disponíveis para o público já no primeiro trimestre do próximo ano.
É importante destacar ainda que no mesmo período a NVIDIA deve lançar as RTX 50 “Blackwell”, que serão as principais concorrentes das novidades da vermelhinha.