AMD pode ter socket AM5 com sistema LGA semelhante à Intel
O leaker ExecutableFix, conhecido por vazamentos certeiros especialmente quando se tratam de informações da AMD, publicou imagens do suposto novo soquete AM5 com sistema LGA (Land Grid Away). Vale lembrar que, em maio, o mesmo já havia postado uma outra possível imagem do processador Ryzen 7000 para este soquete.
Desta forma, a AMD implementa o sistema LGA de maneira bastante semelhante ao que é visto em CPUs da concorrente Intel. Parece que, a partir de agora, os processadores da empresa passarão a contar com a famosa tampa que se prende com a trava. Além disso, é possível observar na publicação o IHS, dissipador de calor integrado, do CPU que, até o momento, vem sendo chamado pelo codinome Raphael. É importante ressaltar ainda que o Ryzen 7000 será perfeitamente quadrado, possuindo dimensões de 45mm x 45mm.
A first look at the AM5 socket, once again in the form of a 3D-render pic.twitter.com/84T6wUjpQ2
— ExecutableFix (@ExecuFix) July 29, 2021
Até então, especula-se que os novos processadores AMD Ryzen, arquitetados numa litografia de 5nm, utilizarão o LGA 1718, com 1.718 contatos, número 29% do que o visto em CPUs de socket AM4. Por fim, os vazamentos indicam que em 2022, duas linhas de Ryzen chegarão ao mercado, sendo elas: a Ryzen 6000, baseada em Zen 3, e os CPUs de codinome Raphael, baseados em RDNA 2.
Confira também: O melhor PC por R$ 2.200 para rodar GTA V, CS:GO e muito mais
Roda cod warzone?