Na última quarta-feira (21), a AMD se pronunciou oficialmente sobre a performance dos processadores Ryzen 9000, modelos recém-lançados que chegaram com desempenho abaixo do esperado e decepcionaram alguns fãs.
O time vermelho usou a oportunidade para garantir que já trabalha em melhorias para as CPUs, além de explicar também o que pode estar causando a diferença no funcionamento dos SKUs.
- ASUS vacila e indica chegada em breve de processadores AMD Ryzen 9000X3D em site das placas-mãe X870
- Processadores AMD Ryzen tornam-se protagonistas na Coréia do Sul, roubando espaço dos Intel Core
A publicação da corporação comandada pela Dra. Lisa Su afirma que a organização está ciente de que a performance dos chips, principalmente em jogos, tem deixado a desejar. Nos testes da vermelhinha, o salto médio em relação aos Ryzen 7000 em games rodando em 1080p foi de apenas 9%.
AMD se justifica
Veja abaixo os motivos que a AMD usa para explicar o que pode estar motivando as diferenças de desempenho observadas por seus clientes e reviewers:
- “O conjunto de testes de jogos da AMD inclui um amplo set de jogos de e-sports, AAA e jogos antigos populares, que são uma combinação de títulos CPU e GPU bound. As conclusões sobre o desempenho dos jogos podem ser influenciadas significativamente pela composição do conjunto de testes.”
- “A AMD testou as configurações da Intel usando memória DDR5-6000 equivalente, bem como as configurações padrão da Intel – perfil de energia base que pode ter um pequeno impacto no desempenho dos jogos.”
- “A AMD também testou com a Segurança baseada em virtualização do Windows (VBS) ativada. Esse é o comportamento padrão do Windows e a Microsoft recomenda ativar o VBS para melhorar a segurança, mas isso pode afetar o desempenho dos jogos.”
- “A arquitetura Zen 5 incorpora uma capacidade de previsão de ramificação mais ampla do que as gerações “Zen” anteriores. Nossa metodologia de teste automatizado foi executada no modo “Admin”, que produziu resultados que refletem otimizações de código de previsão de ramificação não presentes na versão do Windows que os reviewers usaram para testar os Ryzen 9000.”