De acordo com uma publicação do WCCFTech desta segunda-feira (02), a AMD pode estar trabalhando em um processador equipado com memória GDDR7. Por mais que neste momento seja apenas uma possibilidade, um vazamento de um documento da Micron pode mostrar que a marca seria responsável pelas memórias.
- Vazamento Aponta Para Placas AMD Radeon RX 8000 Com Memória GDDR6 De 20 Gbps
- MSI Detalha MEG X870E GODLIKE: A Placa-Mãe AM5 Mais Poderosa Para CPUs AMD Ryzen 9000
É importante lembrar, no entanto, que alguns rumores recentes afirmam que o time vermelho não pretende usar essa solução para GPUs dedicadas neste momento, o que pode esfriar um pouco este novo leak. Alguns insiders afirmam que os comandados pela Dra. Lisa Su devem usar a tecnologia somente na próxima geração de GPUs.
Todavia, a NVIDIA parece já estar se movimentando para incluir o GDDR7 a partir das RTX 50, que serão construídas na arquitetura “Blackwell”. Deste modo, pode ser que a vermelhinha se adiante para não ficar para trás nessa corrida, e rivalize diretamente com a verdinha no segmento desde o início.
No mais, vale destacar que não necessariamente a AMD trabalha num processador doméstico. O chip pode ser voltado para algum proposito específico, mas mesmo assim pode ser interessante ficar de olho, pois representaria uma inovação com bastante potencial.
GDDR7 deve trazer melhorias importantes
A Micron revelou no último domingo (01), mais detalhes sobre suas novas memórias GDDR7, como mostra o Tom’s Hardware. A empresa destaca avanços significativos em comparação com o GDDR6, prometendo, por exemplo, um aumento de desempenho de até 30% em jogos, tanto em ray tracing quanto em rasterização.
Esse avanço é alcançado através de uma maior largura de banda e eficiência energética melhorada, que permite taxas de transferência mais rápidas e um processamento gráfico mais eficiente.
Além disso, as memórias GDDR7 da Micron utilizarão uma nova arquitetura que permite alcançar velocidades de até 32 Gbps por pino, em comparação com os 18 Gbps do GDDR6. Com isso, ocorre um aumento de frames por segundo (FPS) em jogos. Foi revelado ainda que a tecnologia GDDR7 é projetada para ser mais eficiente em consumo de energia, com menos calor gerado e maior longevidade dos componentes.