Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Entenda como a AMD venceu a Intel em disputa para fabricar chips do PlayStation 6

Time azul ficou muito próximo de conseguir o contrato

0

De acordo com uma publicação da Reuters desta segunda-feira (16), em 2022, a Intel perdeu o contrato para fabricar os chips do PlayStation 6, que acabou indo para sua principal concorrente, a AMD.

O resultado foi um golpe duro para a azulzinha, que tinha grandes expectativas de assegurar o acordo e consolidar sua posição no crescente mercado de semicondutores para consoles de jogos.

A Intel e a AMD foram as duas principais finalistas na disputa para fornecer a unidade de processamento do PlayStation 6. A vermelhinha, que já era responsável pelos chips das gerações anteriores, como o PlayStation 5, acabou prevalecendo no processo de licitação.

Segundo algumas fontes da indústria, um dos principais fatores que levou à vitória dos comandados pela Dra. Lisa Su foi a incapacidade da azulzinha de chegar a um acordo sobre a margem de lucro. A corporação de Pat Gelsinger queria assegurar um retorno financeiro maior por cada chip fabricado, mas as exigências da Sony para manter os custos baixos inviabilizaram a negociação.

Imagem: Reprodução/Sony PlayStation

O contrato poderia ter rendido à Intel cerca de US$30 bilhões, valor correspondente a aproximadamente R$165 bilhões na cotação atual, ao longo da duração, um valor expressivo que teria ajudado a empresa a recuperar terreno no setor de semicondutores, no qual vem enfrentando dificuldades nos últimos anos​.

Contudo, como citado a disputa sobre o preço por chip foi o principal empecilho, e a AMD, que já possui uma relação consolidada com a Sony, acabou vencendo​. Além disso, é importante destacar ainda que o acordo com o time azul não progrediu também por preocupações com retrocompatibilidade no console, haja vista que recursos adicionais de engenharia deveriam ser dedicados para garantir que jogos do PS5 rodassem bem na novidade.

As consequências para a Intel

A perda do contrato do PlayStation 6 foi um grande revés para os planos da Intel de expandir sua divisão de fabricação de chips personalizados. A empresa vinha investindo pesado em sua divisão de fundição, com o objetivo de competir com grandes adversários como a TSMC e a própria AMD. Além dos ganhos financeiros, a licitação deveria trazer visibilidade e credibilidade para conquistar futuros contratos no mercado de consoles​.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x