AMD Instinct MI100: saiba mais sobre o acelerador pioneiro da marca
Produto é considerado a GPU HPC mais rápida do mundo
Os aceleradores da AMD da linha Instinct são os primeiros da indústria projetados como um pacote de GPU (Graphics Processing Unit) multi-chip, que possui estrutura de última geração. A redação da Pichau Arena separou os principais pontos positivos do produto.
Antes de falar especificamente sobre a Instinct MI100, é importante entender um pouco mais sobre a tecnologia GPU multi-chip, que é projetada para permitir uma transferência massiva de dados; de forma inteligente e em velocidades ultra-altas para HPC (High Performance Computing) e IA (Inteligência Artificial).
Com isso, sua utilização em meios de desenvolvimento dentro de Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) tem sido adotado por ser necessário hardwares que são capazes de fornecer essa transmissão de dados e aprendizado de máquina de forma eficiente.
É importante lembrar que quando desenvolvemos Inteligência Artificial, as máquinas aprendem de acordo com os dados, porém, como são necessários muitos dados e ocasionalmente os hardwares não conseguem fazê-lo, a IA se torna fundamental para que o processamento de dados seja rápidos e que comporte diversos dados de uma vez só.
A chegada da GPU MI100 é um avanço tecnológico com poder computacional e com a fusão de HPC e IA, que permite que pesquisadores enfrentem grandes desafios ao pensar além do alcance.
De acordo com a marca, o acelerador AMD Instinct MI100 é a GPU HPC mais rápida do mundo, sendo projetada do zero para esta nova era da computação.
Os aceleradores oferecem um salto considerável em desempenho de computação e interconexão, oferecendo quase 3,5x (Matriz FP32) aumento de desempenho para HPC. Além disso, conta com um maior desempenho também, sendo de quase 7x (FP16) para IA; considerando uma comparação com os aceleradores da geração anterior da AMD.
A GPU foi projetada para suportar o mais recente PCIe Gen 4.0m, tecnologia que fornece dados de transporte teóricos de pico de até 64 GB / s; largura de banda de CPU para GPU por placa.
A AMD está investindo no mercado atual e vem mostrando seu interesse em desenvolver tecnologias de ponta para o uso científico.
Fique por dentro de mais conteúdos da Pichau Arena: