lgumas tecnologias podem até parecer desnecessárias para usuários comuns, mas quando estamos falando em jogar online com um bom desempenho, novas alternativas começam a surgir para tornar a experiência de jogar cada vez melhor. Mas… afinal, qual é a melhor escolha?
Saiba tudo sobre a nova linha Raptor Lake da Intel, que chega em 2023
A AMD FreeSync e a NVIDIA G-Sync são tecnologias voltadas para melhorar a taxa de quadros dos jogos que estão rodando no seu PC por meio da redução de quebra de quadros, que costuma ocorrer durante a renderização do game. Essa quebra de quadros acontece por conta do monitor utilizado e a placa de vídeo possuírem frequências diferentes.
O que as tecnologias fazem para que o problema seja resolvido, é basicamente sincronizar as oscilações de frequência do monitor com a placa de vídeo, oferecendo uma melhor experiência na hora de jogar.
O que muda entre AMD FreeSync e NVIDIA G-Sync?
No dia a dia, as duas tecnologias oferecem o mesmo serviço; afinal, o objetivo é reduzir a quebra de quadros durante a gameplay. A diferença principal é mais uma questão das empresas que criam o serviço, visto que, a tecnologia fornecida pela AMD, a FreeSync, é de utilização livre por parte dos fabricantes de hardware, por conta de possuir uma licença de código aberto. Já a G-Sync da NVIDIA, os fabricantes precisam pagar para usar a tecnologia em seus monitores.
Qual monitor posso usar?
Para os fãs do AMD FreeSync, os modelos de monitores gamers que atendem à sua preferência são os 24G2/BK e C27G2ZE da AOC quando falamos em placas da AMD. Caso você goste dos produtos da NVIDIA e monitores G-Sync, para jogar horas a fio de forma otimizada, os monitores gamers da AOC 27G2/BK e 24G2Z são capazes de atender a demanda.