Na última terça-feira (21), a AMD lançou oficialmente os processadores EPYC 4004. A novidade chega para expandir o catálogo da empresa de opções no socket AM5, e fará parte do grupo junto com os CPUs Ryzen.
Entretanto, existe uma diferença de mercado entre as famílias de chips citadas, sendo que o lançamento chega para ambientes profissionais, como pequenos data centers, enquanto a segunda linha citada é focada nos gamers.
- AMD Oficializa Lançamento De Próxima Geração De Processadores Na Computex 2024
- Processadores AMD Ryzen 8700F E 8400F Estão Em Pré-Venda Na Pichau
A corporação comandada pela Dra. Lisa Su garante que os EPYC 4004 são superiores aos rivais da Intel, contando com configurações e tecnologias mais recentes, além de desempenho superior.
Um detalhe chama atenção quando as novidades da linha são comparadas com gerações anteriores: os modelos mais recentes contam com especificações mais simples, sendo equipados, inclusive, com menos núcleos.
Ao todo, são oito SKUs sendo lançados, que variam de 4 núcleos e 8 threads até 16 núcleos e 32 threads, números semelhantes ao observado nos Ryzen 8000 para desktop.
Confira na imagem abaixo mais detalhes sobre os processadores AMD EPYC 4004:
Quando os novos chips do time vermelho são comparados com os Intel Xeon E-2400, lançados no final do ano passado, é possível observar duas vezes mais núcleos para os EPYC, além de um custo por núcleo menor, clock base 42% maior, até 5x mais cache, suporte a memórias DDR5 8% mais rápidas e quantidade máxima de memória 50% maior.
Por fim, a AMD garante ganhos gerais de até 4,7 vezes com seu SKU mais forte em relação ao Xeon E-2488, Já em atividades de mineração de criptomoedas, o 4564P entrega triplo da performance comparado com o mesmo CPU da Intel.