O perfil do Twitter BenchLeaks postou nesta quinta-feira (20), um tweet com informações do que pode ser os primeiros sinais de um modelo inédito de APU Ryzen 8050. O processador híbrido aparece listado em uma plataforma de computação distribuída, muito utilizada como ferramenta de testes da AMD.
- ASRock lança discretamente a Phantom Gaming Arc A770 com 16GB de VRAM
- Como seria um kit de entrada de última geração da AMD?
As unidades de processamento acelerado (APU) são uma abordagem recente para processadores utilizando tecnologia híbrida, normalmente combinando CPU e GPU no mesmo produto. A arquitetura Zen5 foi anunciada em 2022 e vem sendo utilizada para o desenvolvimento da geração Ryzen 8000.
Strix Point
AMD Eng Sample: 100-000000994-03_N
AuthenticAMD Family 26 Model 32 Stepping 0 -> B20F00https://t.co/85Fekhar0N— Benchleaks (@BenchLeaks) July 19, 2023
No vazamento mais recente, o foco está na próxima série de APUs AMD Strix Point. O OPN (código de produto AMD) e os IDs da família/dispositivo da CPU que aparecem na plataforma MilkyWay@Home, correspondem aos da próxima série de processadores Ryzen, indicando uma configuração semelhante para esta unidade.
O Strix Point foi anunciado como codinome para linha de processadores que iram compor sistemas de notebooks, e havia especulações de que tal APU apresentaria configuração de 12 núcleos, combinando quatro núcleos Zen5 e oito núcleos Zen5c, ou oito núcleos Zen5 com quatro núcleos Zen5c adicionais.
Apesar do programa utilizado não ser um software de benchmark tradicional, pode-se confirmar que a APU Strix Point apresenta os 12 núcleos de processamento. De acordo com informações vazadas, espera-se também que a série Strix Point ofereça opções de matrizes de 12 e 16 núcleos, ambas incorporando a arquitetura RDNA3.5 para gráficos integrados.